Comentários: 0
Portugal continua a ser o terceiro país mais pacífico do mundo
Global Peace Index

Portugal é, pelo segundo ano consecutivo, o terceiro país com melhor pontuação no Global Peace Index, ranking que mede quais são os países mais pacíficos do mundo e que é elaborado pelo Institute for Economics & Peace (IEP) – tem os mesmos 1.247 pontos que na edição de 2019. Nova Zelândia lidera a lista, sendo seguida por Islândia.

Numa nota do ministério da Administração Interna, citando o referido relatório, o Governo enaltece o facto de Portugal ocupar o primeiro lugar entre os países da União Europeia (UE) e de ter subido muitas posições na tabela, já que em 2014 ocupava o 18º lugar.

“Nesta 14ª edição do Índice, que classifica 163 estados e territórios independentes e cobre 99,7% da população do mundo, conclui-se que o nível global de paz se deteriorou, num mundo em que os conflitos e crises que surgiram na década passada começaram a diminuir, estando a ser substituídos por uma nova onda de tensão e incerteza em resultado da pandemia Covid-19. Os passos significativos que Portugal tem dado nos últimos anos em matéria de segurança têm permitido a redução da criminalidade e, consequentemente, a subida gradual e consolidada neste ranking”, lê-se no documento.

De referir que o Afeganistão é, pelo segundo ano consecutivo, o país menos pacífico do mundo, seguido de perto por Síria, Iraque.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta