Isolar as janelas e investir em painéis solares são duas soluções possíveis.
Comentários: 0
Aquecer a casa no inverno sem gastar muito
Foto de William Fortunato en Pexels

Os dias mais frios do ano estão, gradualmente, a chegar e a fatura da luz poderá mesmo torna-se numa dor de cabeça para muitos portugueses. Mas como se pode utilizar a energia sem que a conta da eletricidade dispare nos meses mais frios? Estes sete truques podem ajudar.

Muitos portugueses sofrem com a falta de isolamento térmico na casa, que a tornam muito quente no verão e muito fria no inverno. Os dados mais recentes do Eurostat mostram que Portugal é mesmo o quarto país da União Europeia com mais problemas ao nível do isolamento térmico, com cerca de 20% dos portugueses a admitirem que não conseguem aquecer as suas casas ou ainda têm muitas dificuldades em pagar a fatura da luz durante os meses mais frios do ano.

Há várias soluções possíveis para minimizar os efeitos dos gastos acrescidos na conta da eletricidade. Estes são os conselhos da Selectra para melhorar a eficiência energética da tua casa e poupar na fatura da luz.

Poupar na fatura da luz
Foto de Gustavo Fring en Pexels

Manter o aquecimento uniforme dentro de casa

Não caias na tentação de ligar os aparelhos elétricos com temperaturas muito elevadas mal chegues a casa. Se queres economizar e fazer um uso eficiente de energia deves programar o termóstato sempre com a mesma temperatura que deve rondar os 21ºC.

Isolar as janelas

Este é um dos maiores erros de quem tenta aquecer a casa durante o outono e o inverno. De modo a conseguir preservar o calor e evitar ter os aparelhos elétricos ligados durante muito tempo, deves antes de tudo, investir num bom isolamento como vidros duplos, uma vez que a maioria das fugas de ar acontece pelas janelas.

isolar a casa é uma forma de poupar na energia
Foto de Ksenia Chernaya en Pexels

Desligar o termóstato

Há que dar descanso ao aquecimento elétrico, pelo que o deves desligar durante a noite e sempre que te ausentares de casa. Nos dias muito frios, recomenda-se que se ajuste o termóstato para cerca de 15ºC. Desta forma irás preservar o calor de tua casa, conseguindo reduzir igualmente o consumo de energia em comparação com temperaturas mais elevadas.

Colocar temporizadores nas tomadas elétricas

Esta dica é principalmente útil para quem tem uma tarifa de energia bi-horária. Se este é o teu caso, aconselha-se que programes os aquecedores para funcionarem apenas durante as horas de vazio (22h-8h), de modo a usufruir de preços de eletricidade mais baratos do que comparados ao resto do dia.

Se a tarifa que tiver contratada for simples, tem em atenção que o valor a pagar será sempre o mesmo, mas isso não significa que deves deixar o aquecimento ligado durante horas sem fim. Os temporizadores vão ajudar-te a fazer essa gestão.

Como poupar na fatura da luz
Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay

Apostar na instalação de painéis solares

Se pensas que os painéis solares só trazem bons resultados no verão, estás enganado. É certo que as horas de luz tendem a diminuir e a meteorologia a ficar mais instável nesta estação do ano. Mas isso não quer dizer que os aparelhos fotovoltaicos deixem de produzir energia. Eles continuam a desempenhar a sua função mesmo nos dias mais curtos e podem ser bons aliados para contrabalançar a energia crescente que tendemos a consumir dentro de nossas casas durante o outono e o inverno.

Contratar serviços de luz e gás na mesma empresa

Sabias que ao contratar os serviços de luz e gás com a mesma empresa podes usufruir de várias vantagens? As tarifas de energia tendem a ter descontos superiores e melhores condições contratuais do que se se contratar os serviços individualmente.

Aproveitar os descontos de inverno

Já são várias as empresas que oferecem descontos na fatura de luz durante os meses mais frios. Faz um estudo de mercado para descobrir qual a tarifa de energia que melhor se adequa às tuas necessidades, de modo a conseguir economizar durante esta estação.

Painéis solares para poupar na luz
Foto de Kindel Media en Pexels
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta