Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Lista VIP: Passos Coelho diz que Governo vai “tirar todas as conclusões”

Pedro Passos Coelho, primeiro-ministro de Portugal.
Gtres
Autor: Redação

Aos poucos, o polémico caso da lista VIP de contribuintes vai ficando mais claro. Esta quarta-feira, o primeiro-ministro assegurou que o Governo “não deixará de tirar todas as conclusões” sobre a matéria, assim que tiver o relatório da Inspeção-Geral de Finanças (IGF) sobre o assunto.

Passos Coelho, que falava no debate quinzenal no Parlamento, disse que o Executivo também “não deixará de olhar para os resultados que foram divulgados pela Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) de modo a, junto da Autoridade Tributária (AT), procurar retirar as ilações que são necessárias para salvaguardar o dever de reserva, de confidencialidade e de sigilo fiscal que é devido a qualquer cidadão”.

Segundo o Público, além da análise que está a ser feita pela IGF e que ainda deve demorar alguns dias, a CNPD concluiu que a lista VIP existe e que há mais de 11.000 utilizadores com acesso aos dados fiscais dos contribuintes. E mais: pelo menos 2.302 são utilizadores “externos” à AT, incluindo funcionários de empresas privadas.

No Parlamento, Passos Coelho voltou a garantir que “não houve nenhuma instrução do Governo para qualquer coisa parecida com o procedimento que vem sendo referenciado que tenha sido realizada”.