Comentários: 0
Mais de meio milhão de contribuintes já entregaram o IRS
John Schnobrich on Unsplash

A corrida na entrega do IRS arrancou em força, levando inclusivamente a problemas no Portal das Finanças, que chegou a estar em baixo. Apesar destas falhas, e dos avisos do Governo para evitar uma "avalanche" nos primeiros dias, são já 500 mil os contribuintes que entregaram a declaração de impostos relativa aos rendimentos auferidos em 2018. Mais de metade das declarações entregues foram através do IRS automático.

No final do segundo dia da campanha de IRS –  o prazo arrancou a 1 de abril de 2019 e termina a 30 de junho – já tinham sido entregues 596.026 declarações, segundo os dados avançados pelo Ministério das Finanças.

De acordo com as informações do Fisco, citadas pela Lusa, das 569.026 declarações entregues 291.113 foram através do IRS automático, isto é, mais de metade do total. Este ano são cerca de 3,2 milhões os agregados abrangidos pela declaração automática, uma vez que a funcionalidade foi alargada aos Planos Poupança-Reforma.

O elevado número de acessos neste período de arranque deve-se à expectativa de receber o reembolso mais rápido – o prazo médio está fixado nos 11 dias – , apesar de o Executivo ter garantido ser indiferente entregar nos primeiros dias ou segunda semana.

De acordo com o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, todos os anos são registadas algumas alterações nos formulários do IRS que apenas entram em velocidade cruzeiro de testes quando o prazo de entrega arranca.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade