Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Lisboa: escadas rolantes gratuitas vão ligar Martim Moniz ao Castelo em 2017

Wikimedia commons
Wikimedia commons
Autor: Redação

As escadas rolantes que vão ligar a praça do Martim Moniz ao Castelo de São Jorge, em Lisboa, vão estar em funcionamento entre o final deste ano e o início do próximo. As novas infraestruturas mecânicas, que serão grátis, visam melhorar as acessibilidades na zona histórica da capital, devido à topografia caraterística dos terrenos.

A Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL), em resposta escrita enviada à agência Lusa, indica que em causa estão três troços: as “Escadinhas da Saúde”, que ligarão a porta da Mouraria à Rua Marquês Ponte de Lima, as “Escadinhas do Palácio da Rosa”, que farão a ligação entre as ruas Marquês de Ponte de Lima e Costa do Castelo e ainda as “Escadinhas de São Lourenço”, para as quais serão recuperadas as escadas já existentes entre a Rua da Costa do Castelo ao interior do Castelo de São Jorge.

EMEL responsável por novas infraestruturas mecânicas

A Câmara de Lisboa incumbiu a EMEL de construir e gerir estes meios, atribuição esta que, segundo a empresa, é uma forma de “retribuir à cidade os valores recebidos através dos parquímetros”.

Além do percurso da Mouraria, segundo escreve a agência de notícias, estão previstos acessos suaves à Sé e à Graça. No primeiro caso, haverá um elevador a ligar as Escadinhas das Portas do Mar (junto ao Campo das Cebolas) ao Largo da Sé. Já no percurso da Graça, haverá um funicular a ligar a Rua dos Lagares e o Miradouro da Graça.

Ainda no âmbito das novas acessibilidades, foi inaugurado em junho do ano passado o elevador que liga a Rua Norberto Araújo ao miradouro de Santa Luzia. E, na nota enviada à Lusa, a EMEL aponta que, a estes meios mecânicos, se somam os dois elevadores que fazem a ligação entre a Rua dos Fanqueiros e a Rua da Madalena e entre esta e a Calçada do Marquês de Tancos.