Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Peritos avaliadores

Últimas notícias sobre "Peritos avaliadores" publicadas em idealista.pt/news

Avaliações imobiliárias caíram, mas em setembro voltou-se ao período pré-pandemia

Os peritos avaliadores de imóveis “continuaram a realizar avaliações imobiliárias durante a pandemia da Covid-19”, tendo-se verificado, no entanto, “um ‘crash’ muito acentuado durante o estado de emergência”, revelou esta sexta-feira (6 de novembro de 2020) Paulo Barros Trindade, presidente da direção Associação Profissional das Sociedades de Avaliação (ASAVAL). “Entre março e junho houve uma quebra de cerca de 35% no número de avaliações, mas em setembro esse número já está quase idêntico ao verificado no período pré-pandemia”, acrescentou.

Notícia sobre:

Futuro da avaliação imobiliária em debate: “Um dos desafios continua a ser os honorários”

O estado atual da atividade da avaliação imobiliária, em tempos de pandemia da Covid-19, e o futuro da profissão em Portugal estarão em discussão esta sexta-feira (6 de novembro de 2020) à tarde. A Associação Profissional das Sociedades de Avaliação (ASAVAL), que celebra dez anos de existência, realiza um congresso online, em formato webinar – a participação é gratuita –, sob o tema “10 anos de atividade ASAVAL: o estado da arte e expetativas para a próxima década”. “Um dos desafios continua a ser a sustentabilidade, uma vez que apesar de ligeiramente revistos nos últimos dois anos, os honorários praticados pelo setor financeiro continuam desfasados do que é exigido de perícia técnica e responsabilidade aos peritos avaliadores”, conta ao idealista/news Paulo Barros Trindade, presidente da direção da associação.

Notícia sobre:

Honorários dos peritos avaliadores “continuam muito baixos face à responsabilidade” que têm

Este é um tema para o qual não há um pré-pandemia e um pós-pandemia. Falamos dos honorários dos peritos avaliadores de imóveis, um assunto que na opinião de Paulo Barros Trindade, presidente da direção da Associação Profissional das Sociedades de Avaliação (ASAVAL), “continua a manter-se como um dos centrais na atividade dos peritos avaliadores”. “Os honorários continuam muito baixos face à responsabilidade que os peritos avaliadores assumem no desempenho do seu trabalho”, diz o responsável, em entrevista ao idealista/news.

Notícia sobre:

Peritos avaliadores imobiliários juntam-se hoje em Lisboa: “Esperamos mais de 300 pessoas”

A Associação Profissional das Sociedades de Avaliação (ASAVAL) realiza esta sexta-feira um congresso em Lisboa que tem como tema “O Valor de Mercado como Base de Avaliação”. “Esperamos mais de 300 pessoas, sendo expectável que este seja o congresso ASAVAL mais concorrido de sempre”, diz ao idealista/news Paulo Barros Trindade, presidente da entidade.

Notícia sobre:

IMI: avaliadores revêm coeficientes de localização dos imóveis – e queixam-se dos honorários

Agosto é um mês decisivo para a revisão dos coeficientes de localização, usados para efeitos de determinação do VPT dos imóveis – e para apurar o IMI a pagar. Os peritos estão a ultimar a referida revisão, mas queixam-se dos honorários.

Notícia sobre:
Razvan Chisu/Unsplash

“A profissão de perito avaliador está sujeita a elevada pressão”

O valor da avaliação bancária de casas está em máximos históricos, uma tendência que acompanha o aumento do preço das casas. Em entrevista ao idealista/news, Paulo Barros Trindade, presidente da ASAVAL, fala sobre as dificuldades inerentes à profissão.

Notícia sobre:

Hora de avaliar a casa para pedir um crédito à habitação: os fatores que pesam

A avaliação bancária é o primeiro passo a dar no processo de compra de casa com recurso a crédito à habitação. Que características fazem, então, com que um imóvel seja mais valioso que outro? Localização e idade do imóvel são alguns desses fatores. 

Notícia sobre:

Peritos avaliadores de imóveis em crise desafiados a fazer greve

Perante a crise que afeta atualmente a atividade de avaliação imobiliária Fernando Santo, ex-Bastonário da Ordem dos Engenheiros e atual administrador da Caixa Económica Montepio Geral, manifesta o seu repúdio por esta situação e em jeito de desafiou pergunta: “Senhores avaliadores continuam a trabalhar e não fazem greve?”

Notícia sobre:

Avaliação de imóveis: o problema dos baixos preços e prazos curtos impostos pela banca

Com os valores da avaliação bancária de imóveis em máximos, os peritos profissionais deste setor enfrentam, todavia, momentos de forte baixa. Honorários reduzidos, concorrência elevada (e por vezes) desleal, seguros caros - mas que não cobrem os todos os riscos -, aumento da responsabilidade civil e um regulador, a CMVM, sem meios para fiscalizar, são alguns dos aspetos caraterizam a situação de crise que se vive atualmente na atividade de avaliador imobiliário em Portugal. 

Notícia sobre: