Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Peritos avaliadores

Últimas notícias sobre "Peritos avaliadores" publicadas em idealista.pt/news

O que é a área útil da casa

Área útil da casa: o que é e que importância tem no setor imobiliário?

O valor mediano da avaliação bancária de casas, utilizada para efeitos de concessão de crédito habitação, disparou nos últimos tempos, tendo-se fixado em outubro nos 1.251 euros por metro quadrado (€/m2). Paralelamente, e no que diz respeito ao mercado de arrendamento, há novas regras a ter em conta relacionadas com a publicação de anúncios de imóveis para arrendar – as empresas de mediação imobiliária têm de indicar, entre outros indicadores, a área útil de um imóvel. Mas o que é, então, área útil de um imóvel e que importância tem atualmente para o setor imobiliário? Explicamos tudo sobre este assunto com a ajuda de especialistas. 

Notícia sobre:

Avaliação imobiliária em Portugal: “Há muitas oportunidades para melhorar”

Portugal está, pela primeira vez, representado no Conselho de Administração do TEGOVA, o maior e mais importante grupo europeu de associações de avaliadores de imóveis. Este foi o mote para a entrevista realizada com Paulo Barros Trindade, presidente da direção da ASAVAL (Associação Profissional das Sociedades de Avaliação), que foi eleito, por um período (renovável) de três anos, como membro da administração do TEGOVA. “Há diferenças importantes na forma como as avaliações são efetuadas nos diferentes países europeus”, diz ao idealista/news, salientando que “há muitas oportunidades para tentar melhorar a prática da avaliação imobiliária” em Portugal.

Notícia sobre:

Peritos avaliadores imobiliários têm de comunicar reporte de atividade à CMVM até 31 de março

Os peritos avaliadores imobiliários associados da Associação Nacional de Avaliadores Imobiliários (ANAI) registados na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) têm de comunicar à entidade de supervisão, até 31 de março de 2021, o respetivo reporte de atividade, neste caso relativo ao ano de 2020. 

Notícia sobre:

Pandemia com impacto diferente nas várias áreas dos peritos avaliadores imobiliários

A pandemia da Covid-19 está a ter um efeito diferente nas várias áreas de atuação dos peritos avaliadores imobiliários, com algumas a registarem quebras e outras uma maior dinâmica. “Perante um leque tão diversificado de áreas de intervenção [dos peritos avaliadores] é natural que a pandemia não se sinta de igual forma. Há áreas onde a pandemia veio criar uma dinâmica menor, outras em que veio criar uma maior dinâmica”, disse o vice-presidente da Associação Nacional dos Avaliadores Imobiliários (ANAI), José Franco de Araújo.

Notícia sobre:

Avaliações imobiliárias caíram, mas em setembro voltou-se ao período pré-pandemia

Os peritos avaliadores de imóveis “continuaram a realizar avaliações imobiliárias durante a pandemia da Covid-19”, tendo-se verificado, no entanto, “um ‘crash’ muito acentuado durante o estado de emergência”, revelou esta sexta-feira (6 de novembro de 2020) Paulo Barros Trindade, presidente da direção Associação Profissional das Sociedades de Avaliação (ASAVAL). “Entre março e junho houve uma quebra de cerca de 35% no número de avaliações, mas em setembro esse número já está quase idêntico ao verificado no período pré-pandemia”, acrescentou.

Notícia sobre:

Futuro da avaliação imobiliária em debate: “Um dos desafios continua a ser os honorários”

O estado atual da atividade da avaliação imobiliária, em tempos de pandemia da Covid-19, e o futuro da profissão em Portugal estarão em discussão esta sexta-feira (6 de novembro de 2020) à tarde. A Associação Profissional das Sociedades de Avaliação (ASAVAL), que celebra dez anos de existência, realiza um congresso online, em formato webinar – a participação é gratuita –, sob o tema “10 anos de atividade ASAVAL: o estado da arte e expetativas para a próxima década”. “Um dos desafios continua a ser a sustentabilidade, uma vez que apesar de ligeiramente revistos nos últimos dois anos, os honorários praticados pelo setor financeiro continuam desfasados do que é exigido de perícia técnica e responsabilidade aos peritos avaliadores”, conta ao idealista/news Paulo Barros Trindade, presidente da direção da associação.

Notícia sobre:

Honorários dos peritos avaliadores “continuam muito baixos face à responsabilidade” que têm

Este é um tema para o qual não há um pré-pandemia e um pós-pandemia. Falamos dos honorários dos peritos avaliadores de imóveis, um assunto que na opinião de Paulo Barros Trindade, presidente da direção da Associação Profissional das Sociedades de Avaliação (ASAVAL), “continua a manter-se como um dos centrais na atividade dos peritos avaliadores”. “Os honorários continuam muito baixos face à responsabilidade que os peritos avaliadores assumem no desempenho do seu trabalho”, diz o responsável, em entrevista ao idealista/news.

Notícia sobre:

Peritos avaliadores imobiliários juntam-se hoje em Lisboa: “Esperamos mais de 300 pessoas”

A Associação Profissional das Sociedades de Avaliação (ASAVAL) realiza esta sexta-feira um congresso em Lisboa que tem como tema “O Valor de Mercado como Base de Avaliação”. “Esperamos mais de 300 pessoas, sendo expectável que este seja o congresso ASAVAL mais concorrido de sempre”, diz ao idealista/news Paulo Barros Trindade, presidente da entidade.

Notícia sobre:

IMI: avaliadores revêm coeficientes de localização dos imóveis – e queixam-se dos honorários

Agosto é um mês decisivo para a revisão dos coeficientes de localização, usados para efeitos de determinação do VPT dos imóveis – e para apurar o IMI a pagar. Os peritos estão a ultimar a referida revisão, mas queixam-se dos honorários.

Notícia sobre: