Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Nova ecopista liga Famalicão a Póvoa de Varzim – são 27 quilómetros

Projeto teve um custo total de cerca de 4,3 milhões de euros, revelou a Infraestruturas de Portugal (IP).

Ecopista liga Famalicão a Póvoa de Varzim
Site da Infraestruturas de Portugal (IP)
Autor: Redação

Ir do centro de Vila Nova de Famalicão ao centro de Póvoa de Varzim de bicicleta? Sim, já é possível. Em causa está uma ecopista com 27 quilómetros que foi inaugurada recentemente. Trata-se de um projeto que “teve um custo total de cerca de 4,3 milhões de euros, parte financiados por Fundos Estruturais do Programa Operacional Norte 2020”, segundo a Infraestruturas de Portugal (IP).

Depois dos comboios é a vez das bicicletas e dos peões usarem os 27 quilómetros que ligam os centros das cidades da Póvoa de Varzim a Vila Nova de Famalicão. A antiga linha férrea deu lugar a uma Ecopista com uma extensão de 27 quilómetros, construída no percurso do ramal ferroviário desativado em 1995”, lê-se no site da empresa pública.

Ecopista liga Famalicão a Póvoa de Varzim
Site da Infraestruturas de Portugal (IP)

De acordo com a IP, “a nova infraestrutura oferece condições de excelência para caminhar ou andar de bicicleta, tendo sido dotada dos mais modernos equipamentos, pavimentada com asfalto, dotada de iluminação pública em toda a sua extensão, assim como de sinalética vertical e horizontal”. 

A Ecopista, que está dividida em trilhos para peões e para bicicletas, práticas desportivas sustentáveis num percurso junto ao rio com passadiços, desenvolve-se entre a Estação Ferroviária de Famalicão e a estação de metro da Póvoa de Varzim.

A IP adianta, ainda, que serão ainda instalados semáforos em três atravessamentos de estradas nacionais para garantir a segurança de peões e ciclistas.