Lima Retail Park tem 10.700 metros quadrados (m2) e soma 12 unidades comerciais, com  uma ocupação de 98%.
Comentários: 0
Lima Retail Park
Lima Retail Park

O fundo belga Mitiska REIM acaba de fechar a venda do Lima Retail Park, em Ponte de Lima, Viana do Castelo, à gestora de fundos imobiliários francesa Sogenial. 

O Lima Retail Park tem mais de 10.700 metros quadrados (m2) de área de construção e estacionamento para mais de 400 veículos. Soma 12 unidades comerciais com uma ocupação de 98%, e é formado por lojas das marcas Maxmat, Sports Direct ou Hôma, no total de 11 inquilinos. No negócio, a Sogenial, em representação de um fundo pan-europeu, foi assessorada pela pbbr e New Cycle, ao passo que a Mitiska REIM foi assessorada na venda pela Colliers Portugal e pela RRP Advogados.

Este é mais um exemplo de que o setor do retalho em Portugal continua a despertar o interesse dos investidores imobiliários, nomeadamente o segmento de retail parks. “É um formato de retalho que apresenta uma grande resiliência, portanto, com número de visitantes e vendas muito interessantes. Quero com isto dizer que a desconfiança e o medo que havia de que o retalho iria sofrer muito, neste formato específico, não se verificou, antes pelo contrário”, salienta Pedro Valente, Managing Director da Colliers Portugal, em declarações ao idealista/news.

Segundo o especialista imobiliário, este é um segmento “muito interessante para os investidores”, porque em simultâneo com esta confirmação de vendas e de visitas estabilizadas, “as yields com que se pode hoje comprar um retail park, numa zona secundária, são bastante altas comparadas com outras classes de ativos”. E antecipa “várias transações a acontecer nestes moldes” no decorrer do ano, uma vez que apresentam “rentabilidades muito interessantes”.

Lima Retail Park
Lima Retail Park, em Viana do Castelo

Sogenial aposta em Portugal 

A empresa de origem francesa estreou-se em Portugal com a aquisição do Évora Retail Park, em dezembro de 2023, sendo esta a terceira aquisição do fundo investidor no país, tal como explica Francisco Seabra Ferreira, head of real estate para a Serris REIM em Portugal, que conduziu as negociações para a Sogenial na compra do Lima Retail Park, em comunicado.

Com a conclusão desta transação em Viana do Castelo, o responsável considera que adquiriram “um retail park integrado numa localização muito dinâmica, com elevada procura”, adicionamos à carteira “um ativo estabilizado, com um tenant mix atrativo, ocupantes de primeira linha de elevada solidez, e marcas líderes de mercado nos segmentos em que atuam”.

Já Enzo Guidez, Investment Manager da Mitiska REIM, considera que “a estratégia de value-add resultou na perfeição com a finalização da transação do Lima Retail Park”. “Depois de requalificarmos o ativo e consolidarmos o seu rendimento, conseguimos agora executar o “exit” proporcionando rentabilidade muito interessante para os nossos investidores”, diz o responsável.

Recorde-se que o fundo belga fechou a venda 5 retail parks em Portugal em dezembro de 2023 – o Parque Mondego (Coimbra), o Focus Park Canidelo (Vila Nova de Gaia), o Aveiro Retail Park, o Alverca Park e o Santarém Retail Park, que tinha adquirido entre 2017 e 2019.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar