O empresário entrou no mercado imobiliário global com num investimento inicial de 12,5 milhões de dólares (cerca de 11,5 milhões de euros).
Comentários: 0
Travis Kalanick
Travis Kalanick, fundador e ex-CEO da Uber Getty images

O mercado imobiliário é cada vez mais um setor onde a aposta é grande e o retorno potencial ainda maior. É nesse sentido que investidores de diferentes áreas, desde o cinema à tecnologia, têm canalizado os seus capitais. Não foi por acaso que o fundador e ex-CEO da Uber, Travis Kalanick, decidiu investir neste ramo. O empresário entrou no mercado imobiliário global com num investimento inicial de 12,5 milhões de dólares (cerca de 11,5 milhões de euros) promovida pela start-up Sekra.

De acordo com o jornal Link to Leaders, a Sekra, criada por Oliver Ripley – fundador da rede de hotéis de luxo Habitas –, aposta num conceito inovador de apartamentos para arrendamento, focado em bem-estar, tecnologia e comunidade. A start-up planeia tanto a reabilitação de edifícios existentes como o desenvolvimento de novos projetos, com o objetivo de criar uma marca global de habitação multifamiliar. 

“O setor imobiliário voltado para o bem-estar aproxima-se de 1,1 mil milhões de dólares e tende a crescer até 2029”, afirma Oliver Ripley ao jornal exame, salientando que cerca de 80% das pessoas com menos de 40 anos vivem de arrendamento, tendência que se intensifica com a Geração Z.

Uma das propostas centrais da Sekra é a recuperação do espírito de comunidade, criando laços entre os moradores e incentivando a interação através de espaços comuns e programação organizada. Segundo o fundador e CEO do Habitas Group, “o trabalho remoto, a inteligência artificial e as redes sociais estão a isolar-nos; queremos recuperar a sensação de comunidade que se perdeu ao longo dos anos”. 

Os apartamentos incluem soluções tecnológicas como iluminação circadiana para melhorar o sono, isolamento acústico e espaços desenhados para socializar, além de um aplicação própria que permite controlar iluminação, eletrodomésticos e aceder a serviços.

A Sekra prevê inaugurar os primeiros apartamentos ainda em 2026, em cidades costeiras dos Estados Unidos, e internacionalmente em locais como Riyadh, na Arábia Saudita, e Dubai. Para o fundador da Uber, este investimento representa uma mudança estratégica, entrando num setor totalmente distinto do transporte, apostando na interseção entre bem-estar, tecnologia e comunidade como diferencial no mercado de habitação multifamiliar.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta