Comentários: 0
Deco Alerta: como é que um casal com dois filhos que ganha 1.600 euros por mês consegue poupar?
GTRES

O dia mundial da poupança celebra-se sexta-feira. Aproveitando esta efeméride, dedicamos o 19º tema da Deco Alerta à “arte” de conseguir poupar. Destinada a todos os consumidores em Portugal, esta rubrica semanal é assegurada pela Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o Idealista News Portugal.

Envia a tua questão para a Deco, por email para gcabral@deco.pt ou por telefone para 00 351 21 371 02 20.

Sou casada e tenho dois filhos. O nosso rendimento familiar é de 1.600 euros. Temos a renda da casa para pagar, os encargos com as escolas e todas as despesas comuns: alimentação, serviços e lazer. Vivemos sempre à justa. Ainda é possível poupar?

Sim, ainda é possível poupar!

Toda a família, incluindo as crianças, deve participar na definição das reais necessidades de consumo da vossa casa. Assumam o controlo das vossas despesas e façam sempre o seu orçamento mensal.

Como? Guarda todos os recibos e aponta todas as despesas mensais e faz o cálculo dos vossos gastos. Regista e calcula todos os rendimentos. Depois é simples: subtraís as despesas aos rendimentos e o saldo deve ser positivo.

Toda a família, no dia a dia, tem de começar a gastar menos! Com gestos simples e cuidadosos, em casa, podes reduzir as faturas do gás, da eletricidade e da água, desligando as luzes e os aparelhos em modo de espera, utilizando as máquinas de lavar com as cargas máximas e temperaturas baixas, fechando as torneiras, etc.

Reduz também os gastos com as comunicações: televisão, internet, telemóvel, telefone. E procura os tarifários mais adequados para todos.

Utilizem mais os transportes públicos ou andem a pé e reduzirão no combustível. Reduzirão também as despesas domésticas com a diminuição dos desperdícios alimentares!

Planeiem as refeições semanais. Faz uma lista de compras, olhando para a despensa e para o frigorífico. Nas compras, verifica os preços e compara os produtos. As marcas brancas podem ser uma opção interessante. Deves ser fiel à lista e evitar compras supérfluas.

Para reduzir os gastos podes sempre levar o teu almoço e preparar as refeições dos filhos em casa para levar para a escola. 

Assim, com uma boa gestão do orçamento mensal, deves conseguir poupar, mesmo que sejam poucos euros. Um poupança regular pode permitir-te constituir um fundo de emergência para imprevistos que possam acarretar o aumento das despesas ou a redução do rendimento, como por exemplo uma doença, uma situação de desemprego, cortes salariais...

Uma poupança pode ter também como objetivo planear a compra de um bem ou serviço, como por exemplo a compra de um carro ou o financiamento dos estudos. 

Com uma gestão do orçamento responsável, deves destinar uma parte da poupança à constituição de um complemento de reforma, procurando um investimento seguro. 

Visita o nosso site – www.gasdeco.net – e usa a folha de cálculo que preparamos para as famílias, e consulta mais informações sobre poupança.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta