O projeto HARP permite avaliar o desempenho do sistema de aquecimento doméstico e identificar a melhor alternativa de substituição do mesmo.
Comentários: 0
Como aquecer a casa de forma inteligente e eficiente – e trocar de sistema sem dores de cabeça
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay

Nos últimos meses, muitos portugueses passaram a maior parte do tempo em casa, confinados, na sequência de uma pandemia que teima em não dar tréguas. Em muitos lares a fatura da luz terá disparado devido, também, aos sistemas de aquecimento existentes. No artigo de hoje da Deco Alerta falamos-te sobre um projeto – o HARP – que ajuda os consumidores a entenderem tudo o que é preciso saber sobre sistemas de aquecimento. Com uma particularidade: jogando (através de um quiz). Curioso?

A Deco Alerta é uma rubrica semanal destinada a todos os consumidores em Portugal que é assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor* para o idealista/news.

Queremos ajudar-te a poupar energia, dinheiro e o ambiente. A Deco, através do projeto Heating Appliances Retrofit Planning (HARP) oferece-te um quiz para aprenderes sobre aquecimento eficiente jogando.

Na Europa, 60% dos sistemas de aquecimento instalados estão obsoletos e são ineficientes – têm mais de 15 anos e uma etiqueta energética C ou inferior. Neste contexto, um dos grandes desafios que se coloca aos consumidores na escolha e instalação de um sistema de aquecimento é a falta de tempo que têm para encontrar as soluções mais eficientes. O HARP é o projeto que oferece uma ferramenta aos consumidores para avaliar o desempenho do seu sistema de aquecimento doméstico e identificar a melhor alternativa de substituição, a par de informação muito detalhada sobre as diferentes tecnologias. Tudo em teu benefício e de um maior conforto com eficiência energética.

Mudar o sistema de aquecimento é visto com algo complexo que obriga a elevados investimentos. Por isso, a decisão é adiada até ao momento em que o sistema avaria e, aí, não há tempo a perder. Os consumidores acabam, muitas vezes, por optar pela primeira solução que encontram e por repetir a solução instalada.

Com o HARP queremos ajudar a contrariar esta tendência, sensibilizando-te para a importância de conhecer o seu sistema de aquecimento, através de manutenção e avaliação do seu desempenho, mas também para a importância de saber mais sobre este assunto, desfazendo mitos e conhecendo as tecnologias mais recentes e eficientes disponíveis no mercado. Consumidores informados, fazem boas escolhas. Mas, consumidores informados que reservam tempo para estudar e planear as suas aquisições fazem escolhas ainda melhores.

Um teste aos conhecimentos com o Quiz ou explorar o site do Projeto Aquecimento Eficiente podem ser os primeiros passos para te tornares um consumidor eficiente e inteligente de energia.

Informa-te connosco e conta com o nosso apoio: harp@deco.pt

*Visita o nosso site e segue-nos na página de Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Linkedin.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta