Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Fatura da luz dispara na pandemia: estes truques “caseiros” ajudam a baixar os consumos

Não deixar os aparelhos em modo de espera ou retirar da tomada os carregadores de aparelhos quando a bateria estiver cheia ajudam a baixar a fatura.

Imagem de Free-Photos por Pixabay
Imagem de Free-Photos por Pixabay
Autor: Redação

Com as pessoas “fechadas” em casa, em confinamento ou teletrabalho, é normal que o valor da fatura da eletricidade a pagar no final do mês dispare, nomeadamente se se tratar de uma família com filhos. Mas há pequenos cuidados que podem ajudar a minimizar o peso da mensalidade, como por exemplo não deixar os equipamentos em modo de espera. No artigo de hoje da Deco Alerta apresentamos-te alguns truques “caseiros” que ajudam a baixar os consumos. 

A Deco Alerta é uma rubrica semanal destinada a todos os consumidores em Portugal que é assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor* para o idealista/news.

Li recentemente que o consumo que fazemos da energia não é sustentável, nem para o meio ambiente, nem para as nossas contas. A fatura da eletricidade é sempre muito elevada, mas com a recente situação de confinamento o valor da fatura tem sido mesmo muito elevado. Que dicas pode a Deco dar-nos para diminuir o consumo de energia?

Acreditamos que é possível reduzir as despesas e poupar o planeta, por isso respondemos ao teu desafio apresentando alguns gestos simples para reduzir as despesas nas faturas dos serviços públicos essenciais, nomeadamente a da eletricidade, que tem um peso significativo no orçamento família.

Guarda estes gestos simples que poupam muita energia e utilizam de forma eficiente os diversos eletrodomésticos:

  • Simula consumos e estuda as possibilidades de adesão a tarifas diferentes, como a bi-horária, transferindo alguns consumos (por exemplo: máquinas de lavar loiça e roupa) para as horas de vazio (em regra, o período noturno e fim de semana);
  • Sendo a luz solar a mais eficaz de todas as formas de iluminação, deves aproveitá-la sempre que possível;
  • Ao desligar as luzes nas divisões desocupadas, pouparás alguns euros na iluminação;
  • Substitui as lâmpadas incandescentes por modelos economizadores da classe A (por lâmpada, pode poupar até 10 euros por ano);
  • Não deixes os aparelhos em modo de espera. Segundo a Comissão Europeia, este consumo corresponde a 10% da fatura elétrica doméstica;
  • Retira da tomada os carregadores de aparelhos quando a bateria estiver cheia;
  • Prefere os equipamentos elétricos das classes A, A+ e A++;
  • Utiliza as máquinas de lavar roupa e loiça com a carga máxima e com programas económicos;
  • Verifica se o frigorífico fecha bem e regula as temperaturas. Arruma os alimentos de modo a que o frio fique distribuído e elimina o gelo acumulado;
  • Se possível, seca a roupa no exterior e passa-a enquanto estiver um pouco húmida, pois assim também poupas ao engomar. Já agora, desliga o ferro de engomar cinco minutos antes de terminares e aproveita o calor acumulado.

Queres saber mais do que umas luzes sobre a tua fatura de eletricidade? Visita o nosso site www.fatura-amiga.pt. Experimenta os nossos simuladores, conhece o teu perfil de consumidor de energia e informa-te sobre a leitura da fatura. 

*Conta com o apoio Deco através do número de telefone 21 371 02 00 e/ou do email decolx@deco.pt. Podes também marcar atendimento via skype. Segue-nos na página de Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Linkedin.