Comentários: 0
Mais de um milhão de portugueses recebe menos de 600 euros
GTRES

mais pessoas a receber menos de 600 euros por mês que no ano passado. No terceiro trimestre, havia mais 43.000 trabalhadores por conta de outrém, públicos e privados, com salários mensais entre 310 e menos de 600 euros face ao período homólogo. No total, há agora mais de 1,11 milhões de pessoas a ganhar os salários mais baixos da tabela, quase um terço dos 3,7 milhões de trabalhadores empregados no país. Em causa estão dados do Inquérito ao Emprego do Instituto Nacional de Estatística (INE). 

Segundo o professor da Universidade do Minho e especialista em política salarial, João Carlos Cerejeira da Silva, uma das razões que explicam esta situação é o facto de os novos empregos terem remunerações mais baixas do que os que já existem com as mesmas funções. Mas esta não é a principal razão. “Tem muito a ver com o facto de as pessoas que estão desempregadas há mais tempo e cujos subsídios estão a acabar decidirem aceitar empregos com salários muito abaixo do que aceitariam. Ou porque ainda não encontraram nada melhor ou porque a expectativa de vir a encontrar não é boa”, disse, citado pelo Dinheiro Vivo.

O responsável adiantou que este cenário “é válido tanto para os mais velhos como para os mais novos, mas está a fazer com que Portugal comece a ter uma mão de obra mais barata mas qualificada”. 

Para João Cerejeira da Silva, estes números explicam porque é que os números do emprego estão a crescer mais que os da economia. Um cenário que pode ser bom para as empresas exportadoras, porque têm menos gastos e por isso podem vender mais barato e mais, mas que a médio-longo prazo não é bom para a economia.

Os dados publicados pelo INE permitem ainda concluir que no terceiro trimestre havia mais 78.000 pessoas a receber entre 900 e menos de 1.200 euros. Ao todo, há agora 470.000 pessoas neste escalão que, dos oito que são analisados, foi o que mais cresceu em comparação com o mesmo trimestre do ano passado.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade