Comentários: 0
Queres saber exatamente qual será a tua pensão? Governo vai lançar novo simulador virtual
autorizado

Estás a trabalhar e a fazer descontos para a Segurança Social e queres saber qual é a pensão que te espera quando te reformares? Dentro de três anos isso já será possível. O Governo está a trabalhar na criação de um simulador de pensão virtual que estará operacional dentro de três anos, que visa contemplar toda a carreira contributiva e não apenas os valores presentes, como acontece com o simulador atual. 

O simulador de pensão será uma ferramenta digital a que qualquer cidadão poderá aceder para, em função de diversos parâmetros (idade, tempo de descontos), saber com exatidão qual o valor que receberá quando passar à reforma, explica o Dinheiro Vivo, dizendo que o projeto será anunciado esta quinta-feira.

“Pretende-se criar um simulador preciso, que evite falsas expetativas” sobre quanto irá receber um determinado contribuinte quando se reformar dentro de três, sete ou dez anos, adianta fonte oficial do gabinete de Vieira da Silva, citada pelo diário. “

Atualmente, já existe um simulador digital que permite aos contribuintes saberem quanto vão receber de pensão, mas que se aplica apenas ao presente. Esse cálculo, escreve o Dinheiro Vivo, está indexado à esperança média de vida dos cidadãos, a qual vai aumentando, pelo que um exemplo da dificuldade em montar o programa informático decorre de o cálculo da carreira contributiva dar resultados diferentes caso o prazo de descontos sejam 30 anos ou 30 anos e dois meses. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta