Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Coronavírus: manual para ajudar as empresas a proteger os seus colaboradores

Em causa está um estudo lançado pela consultora Mercer com "Dez considerações” que podem ajudar nesta crise.

BRUNO CERVERA on Unsplash
BRUNO CERVERA on Unsplash
Autor: Redação

O coronavírus está a “obrigar” as pessoas e as empresas a adaptarem-se, tendo de adoptar novas formas de viver, conviver e trabalhar. A consultora Mercer preparou um guia para as empresas – intitulado “Dez considerações para proteger os seus colaboradores” –  no qual examina o impacto causado pelo COVID-19 e dá algumas sugestões. 

Segundo a Mercer, num estudo datado de 5 de março de 2020, as empresas estavam, na altura, “a considerar os impactos deste rápido desenvolvimento nos seus colaboradores e no seu negócio”. 

“Estas podem incluir a revisão e criação de novas políticas de empresa que garantam o bem-estar dos seus colaboradores e das suas operações. Como pode garantir a segurança dos seus colaboradores e mantê-los empenhados e produtivos? E o que podemos aprender agora desta situação para criar mais resiliência no futuro?”, lê-se no site da consultora.

Citado pelo Human Resources, Tiago Pimentel, diretor de Marketing e Comunicação da Mercer Portugal, disse que “este guia revela 10 'mandamentos' que as empresas deverão ter em consideração para que se consiga – não só para esta situação em que vivemos atualmente, como também para as futuras que vão surgir – aprender e construir uma maior capacidade de resistência no futuro”.

Estes são as dez considerações que as empresas devem ter em conta para proteger os seus colaboradores. Um guia no qual a Mercer examina o impacto do COVID-19 e dá sugestões nas seguintes áreas:

  1. Comunicação para colaboradores
  2. Criar mecanismos de apoio para colaboradores e as suas famílias
  3. Agrupar benefícios de proteção de saúde e risco
  4. Protocolos com clínicas de saúde na área/ perto da área
  5. Gestão de viagens de negócios, incluindo colaboradores que retornam de áreas mais afetadas por este vírus
  6. Encerramento de operações
  7. Experiência dos colaboradores
  8. Local de trabalho remoto, flexível e adaptável
  9. Impacto nas poupanças e pensões
  10. Plano de preparação para pandemia