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5 dicas para regressar ao trabalho sem depressão pós-férias

Especialistas em recursos humanos dizem como ser mais feliz e produtivo na volta às rotinas.

Depressão pós-férias
Foto de Nataliya Vaitkevich en Pexels
Autor: Redação

O mês de setembro, além do regresso às aulas para muitas famílias - e várias despesas extra - é marcado simbolicamente também pela volta ao trabalho e às rotinas. E com isto, podem chegar sentimentos de tristeza, apatia, falta de energia ou motivação para realizar as tarefas laborais. Mas há estratégias para superar ou mesmo evitar o chamado síndrome pós-férias, que afeta cerca de um terço dos trabalhadores.

Feliz no trabalho
Foto de Andrea Piacquadio en Pexels

Partilhamos agora cinco práticas que se devem adotar para um regresso mais feliz ao trabalho, da autoria da Randstad, empresa global de serviços de Recursos Humanos.

  1. Tira um dia antes do regresso ao trabalho – Tal como demoramos a adaptarmo-nos a entrar nas férias, também é necessário algum tempo para o regresso à rotina. Por isso, aproveita para organizar tudo de forma a que a transição seja o mais suave possível.
  2. Organiza-te no primeiro dia de trabalho após as férias – Levanta-te mais cedo para teres tempo para cuidar de ti, tomar o pequeno-almoço sem pressa e sair de casa com tempo (ou começar o teletrabalho com calma). Quando for para começar a trabalhar, começa por agendar o que é importante e evita reservar muitas reuniões e chamadas.
    Foto de fauxels en Pexels
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  3. Define prioridades – Não queiras fazer tudo logo no primeiro dia, pois poderás não conseguir e isso irá fazer sentir-te frustrado. Começa pelas tarefas realmente importantes e as mais simples de executar, sem esquecer de confirmar com os teus colegas se há alguma tarefa que seja imperativa. O importante para seres mais produtivo é não se deixar levar pela ansiedade de querer resolver tudo de uma vez só.
  4. Personaliza o espaço de trabalho – Aproveita este regresso para reorganizar o teu espaço de trabalho, seja em casa ou no escritório, de forma a que consigas trabalhar de forma mais eficaz. Aproveita para dar um toque pessoal como forma de te motivar nos momentos mais complicados.
  5. Aproveita os tempos livres – As férias acabaram é verdade, mas aproveita os tempos livres para caminhar durante a hora de almoço ou ir ao ginásio. Se não queres investir no exercício físico, usufrui desses momentos para falar com os colegas ou pensar nalgum projeto interessante em que estejas envolvido.
Foto de Yogendra Singh en Pexels
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