A Adecco Portugal sugere cinco formas de tirar o máximo partido da rede social. Eis alguns truques para usar o LinkedIn corretamente.
Comentários: 0
Procurar emprego
Pexels

Mudar de emprego é sempre uma das grandes resoluções de ano novo. E o melhor mesmo é não esperar mais e começar desde já a investir numa estratégia que te permita encontrar o trabalho que ambicionas. O LinkedIn é a mais poderosa rede social profissional do momento e pode dar uma ajuda nessa tarefa. Mas é preciso saber usá-la corretamente, o que implica pensar e construir a tua marca pessoal para te destacares aos olhos dos potenciais empregadores.

A Adecco Portugal sugere as cinco melhores formas de tirar o máximo partido do LinkedIn para encontrar (e conseguir) um emprego à medida das ambições. Eis os truques, reproduzidos na íntegra:

1. Construir a marca pessoal e melhorar o perfil no LinkedIn

Para utilizar o LinkedIn em todo o seu potencial, segundo a Adecco, deves começar por ser cuidadoso na configuração do perfil porque, certamente, os potenciais empregadores vão visualizar a tua presença no LinkedIn e, muito provavelmente, toda a tua presença nas redes sociais.

Antes de mais, para ser um perfil atrativo, pensa na tua marca pessoal. Uma definição sucinta e expressiva do que é o personal branding é a que Jeff Bezos, CEO da Amazon, diz ser “o que as pessoas dizem sobre ti quando não estás na sala". No fundo, como gostarias de ser visto a nível profissional, ou o que os teus colegas e líderes pensariam sobre ti na tua ausência?

Ano novo, trabalho novo
Unsplash

Para revelar esta identidade única e as mais-valias que podes trazer à organização, constrói o teu perfil respondendo a estas questões: Qual é o meu foco? Sou honesto na exposição das minhas competências e ambições? Como contar a minha história e projetos de forma genuína, sintética e atrativa? Sou coerente e consistente no meu percurso e ambições? Pondera as respostas a estas questões e torna o teu perfil atrativo para potenciais empregadores, colocando conteúdos valiosos relacionados com o teu campo profissional.

Utiliza a mesma estratégia para as publicações: se as publicações tiverem impacto nos teus contactos, começarás a ter mais seguidores, gostos e o teu perfil acabará por ser visto por mais pessoas. Isto significa que os recrutadores do teu segmento de atividade terão mais probabilidade de “tropeçar” no teu perfil. Se gostarem do que veem, aumenta muito as oportunidades de seres contactado se tiverem uma posição adequada ao teu perfil.

Se a tua profissão é passível de ser desempenhada fora do país, deverás eleger o inglês como língua de comunicação no perfil, o que permitirá alargar a possibilidade de encontrar o emprego que ambicionas.

2. Seguir empresas-alvo

Se procuras uma posição numa empresa específica, ou se conheces algumas organizações de topo para as quais gostarias de trabalhar, segue essas empresas no LinkedIn: é essencial estar a par das notícias e atividade de mercado da organização e, obviamente, poderás aceder às publicações de vagas que possam estar disponíveis de forma muito mais imediata, o que garante a possibilidade de seres uma das primeiras pessoas a candidatar-se.

Procurar emprego em 2022
Unsplash

Além de seguir as empresas, é recomendável que sigas também os líderes do segmento de mercado em que pretendes trabalhar. Os gestores e líderes publicam frequentemente nos seus perfis vagas prioritárias, pelo que este tipo de ligação ajuda a que estejas atento a quaisquer posições que possam adequar-se ao teu perfil.

3. Usar o LinkedIn para preparar entrevistas

Muitos empregadores utilizam o LinkedIn para pesquisar candidatos antes de chamarem alguém para uma entrevista, mas o candidato também pode utilizar a plataforma em seu proveito nestas situações. Se fores chamado para uma entrevista, antes de a realizar, consulta as últimas publicações do LinkedIn da organização para descobrir que atualizações importantes podem ser relevantes para a tua conversa durante a entrevista. Fazer este tipo de pesquisa irá mostrar ao teu potencial empregador que tens interesse em preencher a vaga disponível, mas também que te importas com a empresa como um todo.

4. Aderir a grupos no LinkedIn

Os grupos do LinkedIn são uma das melhores formas de interagir com outros profissionais da sua área. Por exemplo, se estiveres interessado numa carreira profissional em contabilidade fora de Portugal, podes juntar-te a um grupo de profissionais de contabilidade do país onde gostarias de trabalhar. Não só conhecerás as tendências dos mercados locais, formação e notícias, mas também poderás aceder às partilhas sobre vagas de emprego.

5. Ativar alertas de emprego

Para garantir que nunca perdes uma oportunidade, cria alertas de emprego personalizados no LinkedIn: assim que os ativares, receberás notificações de novas vagas que correspondem às tuas competências no separador de notificações. Podes criar alertas de emprego para empresas, locais ou postos de trabalho específicos.

Novo emprego em 2022
Unsplash

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta