E os vencedores do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana são...

Já são conhecidos os vencedores da 5ª edição do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana (PNRU). Ao todo foram galardoados projetos localizados em Lisboa, Porto, Coimbra, Melgaço, Évora e Carvoeiro, tendo sido entregues nove prémios, quatro dos quais foram menções honrosas (ver fotos em baixo). Foram a concurso 81 candidaturas oriundas de 22 concelhos de Portugal Continental e das Regiões Autónomas, um número recorde.
“Congratulamos os vencedores desta edição, com projetos de grande qualidade. Mas temos também uma enorme satisfação em dar os parabéns a todas as intervenções que se candidataram (...). Ficamos igualmente reconhecidos pela candidatura do maior e mais lustroso edifício ou pela intervenção mais singela de uma habitação ou de uma loja. Todos são essenciais para ilustrar o que é a dinâmica do centro das nossas cidades – diversa e vibrante”, disse António Gil Machado, diretor da Vida Imobiliária, entidade coorganizadora desta iniciativa, inserida no âmbito da IV Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa – da qual o idealista é portal oficial.
De referir que a cerimónia de entrega do PNRU decorreu esta quarta-feira (dia 29) à noite no antigo Museu dos Coches, em Belém, Lisboa, e teve a participação de cerca de 300 convidados. Trata-se de uma iniciativa que visa distinguir anualmente os melhores projetos de reabilitação urbana em Portugal, tendo recebido desde a sua primeira edição 280 projetos a concurso.