Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Tektónica 2020: maior feira da construção e obras públicas de Portugal vai ser híbrida

Edição deste ano do evento realiza-se em simultâneo com o Salão Imobiliário de Portugal (SIL), de 8 a 11 de outubro de 2020.

Tektónica
Tektónica
Autor: Redação

A 22ª edição da Tektónica, a maior feira da construção e obras públicas de Portugal, vai realizar-se entre os dias 8 e 11 de outubro de 2020 – decorre na FIL, em Lisboa, em simultâneo com o Salão Imobiliário de Portugal (SIL) – em formato híbrido, utilizando uma plataforma digital que irá permitir realizar negócios de forma presencial e online. Recorde-se que o evento era para se ter realizado em maio, mas foi adiado devido à pandemia da Covid-19. 

Trata-se de um “formato diferente e inovador”, adianta a organização do evento, em comunicado, salientando que a edição de 2020 da Tektónica terá uma versão presencial e outra digital.

“Além da realização em simultâneo com o SIL, vai ainda utilizar uma plataforma virtual com duas possibilidades, Mobile e Web APP, e que permitirá aos expositores agendarem reuniões com compradores nacionais e internacionais e mostrarem os seus produtos a outros mercados por uma via não presencial, um incremento do projeto de internacionalização que a FIL pretende implementar nas suas feiras, permitindo chegar a compradores, empresas e a mercados diferenciados, que habitualmente não estão tão acessíveis”, lê-se no documento.

Segundo Teresa Gouveia, gestora da Tektónica, esta nova ferramenta será ideal para levar o evento a todas a empresas e profissionais, mesmo que não possam estar presentes fisicamente na feira e fazer acontecer contactos e negócios. 

“Através da plataforma será possível a transmissão online das conferências ou outros eventos presenciais. Os expositores terão um stand físico e uma presença online, com vídeos de apresentação da empresa e/ou produtos. As reuniões além de presenciais podem ser agendadas online e realizadas por essa via. As visitas aos stands podem acontecer também virtualmente e todas a empresas participantes irão fazer parte de um diretório de empresas do setor. Este ano, as oportunidades de se realizarem negócios ainda é mais abrangente que nos anos anteriores e possibilitará ter toda a informação disponível online por um período de um ano”, explica a responsável.

O que vai acontecer na feira

A edição deste ano da feira ocupa um pavilhão da FIL e vai manter o Experience & Network, um espaço de ambientes dedicado a fabricantes de produtos sustentáveis, adianta a organização. 

Irá ainda realizar-se a 8ª edição do espaço “Architects on Business”, com o objetivo de divulgar o trabalho dos arquitetos, promovendo o contacto com os profissionais do meio da construção e da arquitetura. Uma iniciativa que é desenvolvida pela Ordem dos Arquitetos.

Destaque ainda para as Academias – Ações de formação avançada, para a mostra de novos produtos/soluções e tendências e para o Espaço Novos Materiais, com destaque para a exposição de novos materiais com envolvimento das Universidades e Centros de Investigação. Haverá ainda um local específico para ‘network’ com profissionais do setor, para a realização de apresentações e encontros B2B.

Também os prémios Tektónica 2020 vão marcar presença na edição deste ano, com distinções no âmbito da Arquitetura, Engenharia, Inovação e Formação Profissional.

Uma Tektónica “Clean & Safe”

A Fundação AIP, que organiza os eventos da FIL e CCL, tem vindo a trabalhar com as entidades oficiais no sentido de garantir todas as condições, os procedimentos e as cautelas necessárias para a realização dos seus eventos, em segurança e tendo em conta o contexto pandémico atual. Deste modo, a FIL recebeu as distinções “Safe Travels” e “Clean & Safe”, que certifica o cumprimento das regras de segurança e higiene recomendadas.