Os segredos do sucesso da Costa & Carreira desvendados por José Manuel Carreira, proprietário e administrador, ao idealista/news.
Comentários: 0
Senses Vilamoura
Senses Vilamoura - Villa Jacaranda | José Manuel Carreira, Proprietário e Administrador da C&C Costa & Carreira

Há uma construtora portuguesa que tem dado que falar em Portugal e além-fronteiras: a Costa & Carreira (C&C). E pelos melhores motivos, já que os seus projetos têm sido vencedores de vários prémios, alguns internacionais. Um deles foi o Senses Vilamoura que, em agosto deste ano, foi premiado no Luxury Lifestyle Awards (LLA) na categoria de 'Melhor Empreendimento de Moradias de Luxo'. E também esteve envolvida na empreitada do World of Wine (WOW), no Porto, que na semana passada saiu vencedor do Prémio Nacional do Imobiliário na categoria de 'Equipamentos Coletivos' e 'Melhor Empreendimento do Ano 2021'. Mas quais são os segredos por detrás destes reconhecimentos? José Manuel Carreira, proprietário e administrador da C&C, explica tudo em entrevista por escrito ao idealista/news.

Sobre o mérito destes galardões, José Manuel Carreira não tem dúvidas: “Estes prémios são fruto de um acumular de anos de experiência e aprendizagens e de uma forma de trabalhar com empenho, constância e disciplina”, disse na mesma entrevista. Foi com tudo isso e com “atenção ao pormenor” que a C&C desenvolveu o Senses Vilamoura, um empreendimento de luxo com oito moradias isoladas, assinado pelo arquiteto Vasco Vieira, que “alia uma altíssima qualidade de construção a uma arquitetura singular”, sublinha.

Senses Vilamoura
Senses Vilamoura - Villa Jacaranda Costa & Carreira

Desde logo sentiram que o Senses Vilamoura “tinha a força de um vencedor” e foi por isso que avançaram com a candidatura aos LLA, encarada como “uma celebração da qualidade e beleza do próprio projeto”. E poderá esta consagração internacional ter impacto na procura de casas neste empreendimento? “Sabemos, naturalmente, que um prémio desta natureza terá reflexo ao nível do número de pessoas que procuram o Senses Vilamoura para sua residência permanente ou de férias”, disse José Manuel Carreira, destacando que, desde o início, “a procura tem sido de si muito elevada” e tudo indica que a tendência agora é aumentar. Em abril de 2021, o empreendimento tinha uma moradia vendida e duas reservadas, tal como apurou o idealista/news.

Outro galardão que a C&C recebeu foi pela obra de reabilitação do Hotel Porto Torel Palace, que saiu vencedor do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2021 na categoria ‘Melhor Intervenção de Uso Turístico’.A recuperação fiel à sua traça original, a qualidade do restauro, a preservação de determinado tipo de materiais, a conservação de toda a componente romântica do edifício, foram elementos que seguramente pesaram nesta vitória”, explicou o empresário na entrevista. E acredita que ao nível do setor hoteleiro, “este prémio gere mais solicitações para a C&C”.

Porto Torel Palac
Hotel Porto Torel Palace Vida Imobiliária

Considerando que de dentro para fora estes prémios “pouco influenciam”,  até porque os profissionais da C&C “põem o que sabem e o que são em cada projeto que abraçam", de fora para dentro, José Manuel Carreira reconhece que se possa sentir um “aumento nas solicitações por parte de clientes já existentes e novos, consequência natural deste tipo de reconhecimento”.

Hoje, são vários os projetos que a C&C tem em mãos e que - quem sabe - podem ser candidatos a futuros prémios, como o Hotel Quinta da Vacaria, no Peso da Régua, que resultará da reconstrução e requalificação de um edifício que remonta ao século XVII. E a ampliação do Hotel Torel Avantgarde, no Porto, que foi eleito “Luxury Art Hotel” para a europa na 12ª edição dos World Luxury Hotel Awards, tendo sido também um dos vencedores dos Prémios Villégiature de 2018.

Todo os segredos do sucesso da Costa & Carreira foram desvendados nesta entrevista, que agora reproduzimos na íntegra.

Hotel Quinta da Vacaria
Hotel Quinta da Vacaria, no Peso da Régua Costa & Carreira

Os projetos consignados à C&C já receberam vários prémios em 2021 cá dentro e lá fora. O que representam para si estes reconhecimentos?

Estes prémios são fruto de um acumular de anos de experiência e aprendizagens e de uma forma de trabalhar com empenho, constância e disciplina; representam para a C&C o reconhecimento por parte do setor de todo este esforço de execução e gestão. Não há outra forma de se fazer o caminho que não seja caminhando. Quando bem traçado, o caminho acaba por conduzir a este tipo de reconhecimentos, é uma consequência natural do percurso.

Um dos projetos mais recentes a ser galardoado foi o Senses Vilamoura, que ganhou o prémio internacional Luxury Lifestyle Awards em agosto, na categoria de ‘Melhor Empreendimento de Moradias de Luxo'. O que torna este projeto tão especial e luxuoso?

O Senses Vilamoura alia uma altíssima qualidade de construção a uma arquitetura singular. O arquiteto Vasco Vieira (responsável pela conceção do Senses Vilamoura) é um dos nomes mais sonantes da arquitetura contemporânea nacional e, indubitavelmente, um dos mais fortes nesta zona do ‘Triangulo Dourado’ (Vilamoura, Quinta do Lago, Vale do Lobo), onde o seu trabalho é grandemente apreciado pelos clientes nacionais e internacionais. Os três designs exclusivos das moradias (Jacaranda, Angel Oak e Wisteria) num empreendimento localizado na zona residencial trendy de Vilamoura (Quintinhas), juntamente com a atenção a cada detalhe, cada material escolhido, cada equipamento incluído, tornam o Senses Vilamoura num projeto único na região.

"O Senses Vilamoura é um projeto pensado ao pormenor, que tem como objetivo proporcionar aos seus atuais e futuros residentes o máximo conforto num ambiente de resort de luxo".

O que o distinguiu dos concorrentes?

O Senses Vilamoura é um projeto pensado ao pormenor, que tem como objetivo proporcionar aos seus atuais e futuros residentes o máximo conforto num ambiente de resort de luxo. A atenção ao pormenor colocada neste empreendimento tanto do ponto de vista arquitetónico como do ponto de vista da construção, aliada à preocupação com a envolvente e o conforto, e a sua contemporaneidade demonstrada quer nas linhas das moradias quer em todo o equipamento selecionado, permitem aos seus residentes usufruir de um lifestyle singular, que apenas Vilamoura e um empreendimento desta natureza podem oferecer.

Construtora portuguesa ganha prémios cá dentro e lá fora – qual é a sua força?
Costa & Carreira

Como foi para si ganhar este prémio internacional?

Quem me conhece sabe que sou uma pessoa simples, que vive um dia de cada vez fazendo sempre o melhor possível sem antecipar grandes repercussões (mediáticas ou outras). O trabalho só me faz sentido quando feito com o máximo de empenho e atenção ao detalhe e ao cliente/parceiro com quem estamos envolvidos no projeto. Não sei trabalhar de outra forma e talvez também por isso a C&C tenha crescido ao longo dos anos de maneira tão sustentada. Ao mesmo tempo, mantenho a simplicidade dos meus primeiros anos de negócio na forma de encarar as conquistas e degraus subidos. Quando decidimos avançar com a candidatura do Senses Vilamoura aos LLA sabíamos que tinha a força de um vencedor, mas sempre encarei esta candidatura mais como uma celebração da qualidade e beleza do próprio projeto.

"Quando decidimos avançar com a candidatura do Senses Vilamoura aos LLA sabíamos que tinha a força de um vencedor".

Em entrevista ao idealista/news em abril, revelou que das oito moradias do Senses Vilamoura uma já estava vendida e duas reservadas. Considera que este prémio pode influenciar a procura internacional e as vendas das outras cinco moradias?

Encaro este prémio mais na perspetiva de um reconhecimento do projeto por parte do setor imobiliário e lifestyle de luxo do que propriamente numa perspetiva comercial. Sabemos, naturalmente, que um prémio desta natureza terá reflexo ao nível do número de pessoas que procuram o Senses Vilamoura para sua residência permanente ou de férias, mas o prémio, no meu ponto de vista, foi o reconhecimento internacional da qualidade do projeto. A procura tem sido de si muito elevada desde o começo da comercialização do empreendimento e as métricas e volume de leads dizem-nos que a tendência é aumentar. 

Porto Torel Palace
Hotel Porto Torel Palace Costa & Carreira

Outro galardão que a C&C recebeu foi pela obra de reabilitação do Hotel Porto Torel Palace, que saiu vencedor do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2021 na categoria Melhor Intervenção de Uso Turístico. Quais são os elementos em destaque deste hotel que o fez ser reconhecido?

Penso que o facto de a C&C ter sido a empresa responsável pela empreitada do projeto vencedor do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana na Categoria Turístico (Torel Palace Porto) não foi de todo um acaso. Foi o coroar de duas áreas de negócio em que a C&C tem colocado grande enfoque nos últimos anos e nas quais tem tido excelentes resultados: a reabilitação urbana e a construção para o setor hoteleiro. A recuperação fiel à sua traça original, a qualidade do restauro, a preservação de determinado tipo de materiais, a conservação de toda a componente romântica do edifício, foram elementos que seguramente pesaram nesta vitória.

A distinção do Hotel Porto Torel Palace "foi coroar de duas áreas de negócio em que a C&C tem colocado grande enfoque nos últimos anos e nas quais tem tido excelentes resultados: a reabilitação urbana e a construção para o setor hoteleiro".

Qual o impacto deste prémio na atividade do negócio hoteleiro em tempos de pandemia?

Ao nível da área de negócio do setor hoteleiro, acredito que este prémio gere mais solicitações para a C&C. Mas é uma área na qual contamos com um elevado volume de negócio já de há alguns anos a esta parte. Temos de momento em carteira e em execução vários projetos nesta área de negócio, com mais outros tantos em fase de adjudicação.

Porto Torel Palace
Hotel Porto Torel Palace Costa & Carreira

Como influenciam estes reconhecimentos públicos nacionais e internacionais a atividade da C&C?

De dentro para fora, pouco influenciam. Somos uma equipa de profissionais que trabalham com brio e amor à camisola, que põem o que sabem e o que são em cada projeto que abraçam. Fazer bem é para nós o ponto de partida e de chegada de qualquer projeto em que nos envolvemos. Naturalmente, somos um grupo de pessoas que gostam de saber que o seu trabalho é premiado e reconhecido, mas não é com esse intuito que pomos mãos à obra diariamente.

O cliente, o projeto, o equipamento que utilizamos, a qualidade, o resultado final, estes são os elementos que definem o nosso foco. Poderemos eventualmente sentir de fora para dentro um aumento nas solicitações por parte de clientes já existentes e novos, consequência natural deste tipo de reconhecimento. A nossa missão é dar-lhes resposta com o mesmo grau de envolvimento e qualidade com que temos dado a cada projeto até hoje.

Fazer bem é para nós o ponto de partida e de chegada de qualquer projeto em que nos envolvemos.

 

 Hotel Quinta da Vacaria,
Hotel Quinta da Vacaria, no Peso da Régua Costa & Carreira

Quais os projetos mais emblemáticos que têm hoje em mãos?

Posso referir alguns projetos que temos atualmente entre mãos que são, no seu âmago, projetos de impacto por variados motivos:

  • Empreitada do Hotel Quinta da Vacaria, no Peso da Régua. Uma unidade hoteleira que resultará da reconstrução e requalificação de um edifício que remonta ao século XVII, o qual vai manter a traça original em harmonia com linhas contemporâneas. A Quinta da Vacaria é uma das mais antigas propriedades durienses, com o primeiro registo datado de 1616. A casa antiga vai ser remodelada, modernizada e será feito um aumento de 20% sobre a área Implantada no Douro Património Mundial da UNESCO. A adega do Hotel vai ficar praticamente toda “embutida na encosta”, debaixo de vinha;
  • Construção do Pavilhão Multiusos de Almancil, empreitada que iniciámos em janeiro, que contará com uma área de construção total de 8.145 metros quadrados. Este edifício é no momento a maior empreitada do município de Loulé;
  • Empreitada do “Hotel Santa Rita, Wellness & SPA Institute”, em Chaves. Antigo “Solar dos Montalvões”, será inteiramente reconstruído como uma unidade hoteleira de quatro estrelas. Este edifício é de grande riqueza do léxico erudito patente no alçado principal e as especificidades arquitetónicas do conjunto preexistente na sua relação com o espaço privado e publico, são notórias.
  • Ampliação do Hotel Torel Avantgarde, um hotel boutique de cinco estrelas na cidade do Porto. O Torel Avantgarde foi eleito “Luxury Art Hotel” para a europa na 12ª edição dos World Luxury Hotel Awards, tendo sido também um dos vencedores dos Prémios Villégiature de 2018, na categoria de “Melhor Hotel Criatividade e Engenho na Europa”.

Hotel Santa Rita, Wellness & SPA Institute
Hotel Santa Rita, Wellness & SPA Institute”, em Chaves Costa & Carreira

Ponderam concorrer a mais algum prémio com um dos projetos referidos?

Devo confessar que não consigo neste momento dar uma resposta precisa a esta questão. A nossa participação neste tipo de candidaturas surge naturalmente, por norma a convite. A título de exemplo, o Grupo Costa&Carreira esteve envolvido na empreitada de mais um projeto que acaba de ser galardoado, o empreendimento WOW, que foi o grande vencedor da cerimónia do Prémio Nacional do Imobiliário na Categoria de Equipamentos Coletivos e “Melhor Empreendimento do Ano 2021”.

Quais foram os prémios/reconhecimentos que mais marcaram a C&C ao longo da sua história? E quais ambicionam conquistar no futuro?

A nossa participação neste tipo de candidaturas surge por norma a convite. Temos entre mãos projetos que serão possíveis candidatos a futuros prémios, mas a seu tempo se verá. No entretanto, mantemos o nosso foco no produto final, na atualização de equipamentos e tecnológica bem como na formação da nossa workforce. O cliente e a qualidade do resultado estão sempre no centro do que fazemos. Todos os prémios recebidos têm para nós o mesmo peso, encaramos como um reconhecimento do valor do nosso trabalho num projeto ou área de negócio específicos.

Pavilhão Multiusos de Almancil
Costa & Carreira

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta