Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

World of Wine já abriu em Gaia e quer desvendar os segredos do vinho e da The Bridge Collection

O World of Wine (WOW) é um espaço cultural e museológico inovador que vai revolucionar a zona histórica de Vila Nova de Gaia.

World of Wine
World of Wine
Autor: Elisabete Soares (colaborador do idealista news)

São cinco museus, oito restaurantes e cafés, um espaço de exposições e vários espaços para eventos. Tudo isto reunido num grande quarteirão, unido por uma praça ampla e com uma vista desafogada sobre o rio Douro e a cidade do Porto. Falamos do World of Wine (WOW), ou Mundo do Vinho, em português, desenvolvido pelo grupo The Fladgate Partnership, que abre esta sexta-feira (31 de julho de 2020), às 19 horas, com um espetáculo de vídeo mapping para assinalar o acontecimento, sem a pompa que o momento merecia devido às novas medidas de segurança impostas pela pandemia, mas que promete marcar um novo ritmo na já movimentada zona histórica de Vila Nova de Gaia.

Classificado de projeto de Potencial Interesse Nacional (PIN), o grupo detentor de marcas de Vinho do Porto conhecidas como Taylor’s, Fonseca, Croft e Krohn conseguiu obter um financiamento de cerca de 58 milhões de euros através dos programas IFFRU 2020 e JESSICA, canalizado pelo BPI. O investimento total é superior a 100 milhões de euros.

O acesso ao quarteirão é totalmente livre. Contudo, para visitar os museus são necessários bilhetes, que podem ser comprados na bilheteira online ou diretamente no local. Há preços para visitas individuais, pacotes de experiências, visitas em família, em grupo ou para escolas. 

Reforçar a oferta cultural e museológica

O novo quarteirão cultural do centro histórico de Vila Nova de Gaia apresenta uma área bruta de 55.000 metros quadrados (m2) e vai criar 350 novos postos de trabalho. Nesta área ficam localizados os cinco museus, designados por experiências, que abrem dia 1 de agosto, a partir das 10 horas. 

Adrian Bridge, CEO do grupo The Fladgate Partnership. / World of Wine
Adrian Bridge, CEO do grupo The Fladgate Partnership. / World of Wine

“O objetivo é reforçar a oferta cultural e museológica, proporcionando bons motivos para viver a cidade. Além disso, com as experiências pretendemos destacar o potencial da região nas áreas em que é especialista:  no vinho e na cortiça, na indústria têxtil e na moda. Há um enorme ‘know-how’ que devemos valorizar”, destaca Adrian Bridge, CEO do grupo The Fladgate Partnership.

A festa de inauguração fica, para já, adiada. “Fica agendada para quando acharmos prudente e responsável. Vamos abrir de forma faseada e contamos a visita de todos, com a certeza de que estamos preparados para receber toda a gente em segurança”, sublinha o responsável. 

O WOW está localizado em plena zona histórica de Vila Nova de Gaia, entre o rio e o hotel The Yeatman, detido por esta sociedade. Há várias entradas na Rua do Choupelo e outra na Rua Cândido dos Reis.

Os “segredos” do vinho, do chocolate até à The Bridge Collection 

São várias as experiências que podem ser vividas no novo quarteirão WOW. Com a Wine Experience o vinho será desmistificado e será possível ficar a conhecer-se mais sobre os seus agentes principais: o solo, o clima, as uvas, mas também sobre todos os processos que interferem na qualidade do vinho até ele chegar ao copo, até aos estilos de vinho que existem, o que os diferencia, como provar e como apreciar. 

Wine Experience / World of Wine
Wine Experience / World of Wine

No Porto Region Across The Ages pode ficar a conhecer-se os tempos e os contratempos, as conquistas e as guerras do Porto. O objetivo deste espaço, destaca o responsável, é o de compreender o carácter da Invicta e das suas gentes: “Um concentrado de vigor e energia, de afabilidade e desembaraço, redescobrir a história, aprofundar o conhecimento e apaixonar-se mais ainda por esta cidade”.  

Já o The Chocolate Story, como o nome indica, será “uma deliciosa viagem, no globo e no tempo, desde a planta do cacau até ao chocolate”. A proposta é a de conhecer a sua história, assistir ao processo de transformação – numa verdadeira fábrica de chocolate – e, por fim, deliciar-se no Vinte Vinte Café. 

The Chocolate Story / World of Wine
The Chocolate Story / World of Wine

A The Bridge Collection, uma coleção privada da família de Adrian Bridge, é considerada de “indubitável valor e de interesse mundial”. “Trata-se de mais de 1.500 copos e taças que contam a história da humanidade através do ritual da bebida. Cada exemplar conta uma história e será possível recuar até ao ano 7000 a.C.”, adianta o proprietário. 

The Bridge Collection / World of Wine
The Bridge Collection / World of Wine

As restantes experiências, o Planet Cork e o Porto Fashion & Fabric Museum, a Escola de Vinho e outros espaços de restauração vão abrir de forma faseada nos próximos meses. 

Planet Cork / World of Wine
Planet Cork / World of Wine

Oferta gastronómica para todos os gostos e estilos

Já no conjunto de restaurantes e cafés que abrem a partir desta sexta-feira, a aposta é numa oferta gastronómica diversificada e para todos os gostos e estilos.

O destaque vai para o restaurante 1828, data que marca o início da Guerra Civil Portuguesa e é uma homenagem às adversidades ultrapassadas pelos portuenses. Por isso, a força de vencer e de inovar inspiram cada prato. No menu, a gastronomia fina concilia-se com a contemporânea. 

No Angel’s Share, a carta tem cerca de 50 referências de vinho para beber à garrafa ou a copo. Destaque para o terraço coberto que se debruça sobre a inacreditável vista para o Rio Douro. É, por isso, o local perfeito para aplicar o conhecimento adquirido na Wine Experience. 

O Root & Vine é um restaurante vegetariano no qual se privilegia a qualidade dos ingredientes, o que resulta numa saborosa paleta de cores e sabores. 

O The Golden Catch, restaurante de peixe, tira partido da enorme costa portuguesa, que junta as preciosidades do mar e da terra em pratos repletos de sabor. 

World of Wine
World of Wine

No VP, os sabores são genuinamente portugueses e os pratos prometem confortar o estômago. Além da grande sala interior, oferece uma esplanada exterior com vista privilegiada.  

O Suspiro é um café e uma casa de sobremesas, um espaço no qual se pode escolher por entre doçaria tradicional portuguesa e a excentricidade da pastelaria francesa.  

Por fim, no Vinte Vinte Café o conceito é “por cá se faz, por cá se prova”, já que aqui estão disponíveis os melhores produtos à base de chocolate produzido na fábrica do The Chocolate Story.