Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Pólo de inovação social de Lisboa vai abrir as portas na Mitra em 2023

Concurso para a primeira fase de construção do "Lisboa Social" deverá ser lançado em dezembro de 2021.

Centro de inovação social na Mitra
Palácio da Mitra, Lisboa / Google Maps
Autor: Redação

O antigo Albergue da Mitra, em Lisboa, está a ganhar uma nova vida. Este local que um dia foi o refúgio de pessoas em situação de sem-abrigo, vai dar lugar a um Pólo de empreendedorismo e inovação social. As obras no exterior do edifício já começaram e os projetos de execução das obras estão em curso, para que possa abrir portas já em 2023.

A transformação deste local situado nas traseiras do Palácio da Mitra – em concreto no Beco da Mitra, na zona de Marvila da capital - será realizada em duas fases. E o concurso para a construção da primeira deverá ser lançado já em dezembro de 2021, segundo disse Ana Azevedo, administradora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) com o pelouro da gestão imobiliária e património, citada pelo Público. Será, portanto, o edifício concluído na primeira fase que deverá ser inaugurado em 2023. Já a parte edificada num segundo momento está dependente da candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e ao Fundo Social Europeu e só deverá ser concluída em 2024.  

Centro de inovação social na Mitra
Albergue da Mitra / Google Maps
São várias as estruturas previstas no atual projeto para a Mitra. Terá uma academia sobre economia social, uma creche para 83 crianças, uma quinta comunitária para autoprodução de alimentos, o lar de idosos já existente e vai ser desenvolvido ainda um jardim aberto ao público. “No fundo vai ser uma pequena vila”, resumiu Ana Azevedo, citada pelo mesmo jornal.

Este projeto da Lisboa Social Mitra surge depois dos edifícios em causa terem passado da Câmara Municipal de Lisboa para as mãos da Santa Casa da Misericórdia da capital há já vários anos. E o objetivo passa mesmo  trasnformar este novo pólo num ponto de partida de projetos de economia social, como a Valor T, uma agência de emprego para pessoas com deficiência, ou a Casa Impacto, que vai ocupar grande parte da futura Mitra seguindo a missão de ajudar startups da área social a crescer.

Centro de inovação social na Mitra
Palácio da Mitra, Lisboa / Google Maps