
O antigo Albergue da Mitra, em Lisboa, está a ganhar uma nova vida. Este local que um dia foi o refúgio de pessoas em situação de sem-abrigo, vai dar lugar a um Pólo de empreendedorismo e inovação social. As obras no exterior do edifício já começaram e os projetos de execução das obras estão em curso, para que possa abrir portas já em 2023.
A transformação deste local situado nas traseiras do Palácio da Mitra – em concreto no Beco da Mitra, na zona de Marvila da capital - será realizada em duas fases. E o concurso para a construção da primeira deverá ser lançado já em dezembro de 2021, segundo disse Ana Azevedo, administradora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) com o pelouro da gestão imobiliária e património, citada pelo Público. Será, portanto, o edifício concluído na primeira fase que deverá ser inaugurado em 2023. Já a parte edificada num segundo momento está dependente da candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e ao Fundo Social Europeu e só deverá ser concluída em 2024.

Este projeto da Lisboa Social Mitra surge depois dos edifícios em causa terem passado da Câmara Municipal de Lisboa para as mãos da Santa Casa da Misericórdia da capital há já vários anos. E o objetivo passa mesmo trasnformar este novo pólo num ponto de partida de projetos de economia social, como a Valor T, uma agência de emprego para pessoas com deficiência, ou a Casa Impacto, que vai ocupar grande parte da futura Mitra seguindo a missão de ajudar startups da área social a crescer.

Para poder comentar deves entrar na tua conta