
A zona ribeirinha lisboeta, entre Alcântara e Belém, está a crescer a olhos vistos no que respeita a projetos de habitação, escritórios, hotelaria, cultura, comércio e restauração. Um desses projetos é o empreendimento residencial Junqueira 27, localizado na histórica Rua da Junqueira, e que surge da recuperação de um edifício de características apalaçadas, típico de construção nobre que foi despontando naquela zona durante a segunda metade do séc. XVIII e ao longo do séc. XIX.
O caráter histórico do edifício foi mantido no projeto de reabilitação, tendo sido replicados grande parte dos elementos arquitetónicos originais. Já em fase avançada de construção, este edifício de nove apartamentos estará concluído no primeiro trimestre de 2025 e está a ser comercializado por preços que oscilam entre 680.000 e 1.500.000 euros.

A união perfeita entre contemporaneidade e passado histórico
Estas nove unidades residenciais, que estão a nascer numa zona privilegiada da capital do país, combinam as características históricas com um design contemporâneo. Distribuídos por três pisos, os apartamentos têm tipologias entre T1 e T3 e áreas que vão dos 83 metros quadrados (m2) aos 189 m2.
A altura dos pés direitos, com mais de três metros, será conservada, assim como os tetos ornamentados da época. O último piso será presenteado com vistas únicas sobre o rio Tejo, enquanto no primeiro os moradores poderão desfrutar de um jardim.
No que respeita ao exterior, a fachada foi mantida, embora reabilitada e reforçada, mas preservando a maioria dos componentes, sendo restaurados os vãos das janelas, as varandas e a porta original. Já no interior do edifício, a escadaria original e o hall de entrada (com pé-direito de 4,40 metros) são recuperados, exibindo no hall uma antiga caldeira Olaio restaurada.

Uma aposta no prestígio do local
O Junqueira 27 foi recentemente lançado no mercado com comercialização da Athena Advisers e da JLL e promoção da LX Capital. Como explica David Moura-George, diretor-geral da Athena Advisers Portugal, a escolha desta zona ribeirinha prende-se com o facto da atenção sobre ela estar “a crescer significativamente, impulsionada não só pelo facto da regeneração de Alcântara estar a tornar esta área num novo centro residencial e de negócios mas também pela nova ligação de metro que irá melhorar a sua conectividade com o centro da cidade”.
“Antecipamos, por isso, uma procura dinâmica para o Junqueira 27, atraindo jovens famílias que apreciam a localização junto ao rio e a um dos mais interessantes polos culturais da cidade, além de bons equipamentos e serviços. Numa zona com um potencial de crescimento e valorização muito expressivo, contamos ainda atrair a atenção de investidores”, acrescenta o responsável, citado em comunicado.
Também Patrícia Barão, Head of Residential na JLL, destaca o prestígio da localização deste projeto: “O Junqueira 27 representa uma oportunidade única no mercado imobiliário em Lisboa. Com uma localização privilegiada, numa zona da cidade que cada vez tem mais procura. Este novo projeto, cheio de charme, num prédio que foi totalmente renovado, está em harmonia com a história, a grandiosidade, a estética e a luminosidade do edifício”.
Patrícia Barão adianta ainda que “num momento de falta de oferta na cidade, este projeto combina uma localização de prestígio [e] um preço de investimento atrativo, que consegue responder quer a quem procura uma alternativa de investimento numa ótica de rendimento, quer a quem procura uma casa para viver com requinte e tranquilidade”.



Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.