
os portugueses estão cada vez mais a optar por arrendar casa em vez de comprar, sobretudo devido às restrições bancárias, que, feitas as contas, tornam incomportáveis as prestações. a prova disso é que o número de arrendamentos está a aumentar 40% ao ano. “fizemos mais operações de arrendamento do que de venda de imóveis, algo que acontece pela primeira vez que me lembre”, disse beatriz rubio, presidente-executiva da remax, em declarações ao site dinheiro vivo (dv)
de acordo com a responsável, nos primeiros quatro meses do ano, a mediadora realizou 10.216 transacções, mais 16% que no mesmo período de 2011, sendo que 6.111 correspondem a contratos de arrendamento e 4.105 a vendas de casas. “o arrendamento tem tido um crescimento exponencial”, frisou, lembrando que “antigamente o banco emprestava 100%, 110%, 120% do valor da casa” e que hoje, “quando empresta, anda nos 70% a 80%”
uma opinião, de resto, partilhada por miguel poisson, diretor-geral da imobiliária era. “face às restrições de financiamento dos bancos, muitos clientes que queriam comprar acabam por ter que arrendar, verificando-se hoje, no mercado, uma procura maior que a oferta e, consequentemente, os preços acabam por ficar inflacionados”
Para poder comentar deves entrar na tua conta