Arrendar casa em Portugal

Arrendamento temporário: oferta de casas dispara 36% num ano

O mercado de arrendamento em Portugal está a começar a sentir os impactos do Mais Habitação por via do aumento da oferta de habitação disponível no final de 2023. E os seus efeitos parecem não ficar por aqui: também se está a assistir a um aumento anual de 36% na oferta de arrendamentos temporários (de 1 a 11 meses), sugerindo ser uma alternativa ao Alojamento Local, que ficou bem mais restritivo. Contas feitas, a quota de mercado do arrendamento de curta duração atingiu os 10% no último trimestre de 2023, segundo um estudo realizado pelo idealista, o principal Marketplace imobiliário do sul da Europa.
Oferta de casas para arrendar

Casas para arrendar em Portugal: oferta dispara 55% no último ano

O arrendamento em Portugal tem-se caracterizado por uma oferta de habitação estruturalmente escassa para a procura existente, gerando um desequilíbrio que sustentou o aumento das rendas das casas registada nos últimos anos. Mas o mercado poderá estar a passar por um ponto de viragem: o stock do parque habitacional português disponível para arrendar subiu 55% no quarto trimestre de 2023 face ao que estava disponível no mesmo período de 2022, segundo um estudo do idealista, o principal Marketplace imobiliário do sul da Europa. E o que explica este movimento de subida da oferta de casas para arrendar? As medidas do Mais Habitação, programa que entrou em vigor em outubro do ano passado, ajudam a justificar os dados, em paralelo com outros fatores. 
Arrendar casas pequenas

Arrendar minicasas: oferta com menos de 30 m2 continua escassa

Quem quer iniciar a vida junto aos grandes centros urbanos procura casas funcionais, eficientes, confortáveis e bem localizadas. E, apesar de os agregados em Portugal serem cada vez mais pequenos e de haver famílias dispostas a viver em casas mais pequenas (porque são, muitas vezes, mais baratas), a verdade é que a oferta de minicasas para arrendar em Portugal continua a ser escassa. Isto porque, segundo um estudo do idealista, só 1,6% dos apartamentos para arrendar têm uma área inferior a 30 metros quadrados (m2), uma percentagem semelhante à observada no início de 2023.
Quartos para arrendar em Portugal

Quartos para arrendar: oferta aumentou, mas o preço também

Um novo ano letivo está a chegar e muitos estudantes universitários preparam-se para se instalar numa nova cidade, procurando quartos para arrendar. Há também cada vez mais trabalhadores deslocados e jovens famílias que não conseguem pagar as elevadas rendas das casas, optando por partilhar casa com outras pessoas. A boa notícia é que a oferta de quartos para arrendar em casas partilhadas subiu 71% nos últimos 12 meses, segundo um estudo publicado pelo idealista, o marketplace imobiliário de Portugal. Mas as rendas dos quartos continuam a subir.
Renda das casas em Portugal

Casas para arrendar em Portugal ficaram 3,8% mais caras em julho

O acesso à habitação em Portugal está cada vez mais difícil, seja pelos altos preços das casas ou pelos elevados juros no crédito habitação, a par da perda do poder de compra. E também no mercado de arrendamento não há boas notícias: além de haver falta de oferta para a elevada procura, os preços das casas para arrendar em Portugal subiram 3,8% em julho face ao mês anterior. Em resultado, arrendar casa tinha um custo mediano de 15 euros por metro quadrado (euros/m2) no final do mês de julho deste ano, segundo o índice de preços do idealista.
Arrendar casa em Portugal

Arrendar casa em Portugal ficou 1,9% mais caro em maio

Não há boas notícias para quem quer arrendar casa em Portugal: além da oferta ser escassa, os preços continuam a subir. É isso mesmo que mostra o índice de preços do idealista: as rendas das casas em Portugal subiram 1,9% em maio face ao mês anterior, passando a custar, em termos medianos, 14,1 euros por metro quadrado (euros/m2). Já em relação à variação trimestral, arrendar casa ficou 5,3% mais caro. Em termos anuais, as rendas subiram 26%.
Cedência de imóveis do Estado aos privados na mira do Governo

Terrenos do Estado: privados reclamam plano de cedência “bem montado”

Aumentar a oferta de casas a preços acessíveis, com rendas que possam ser pagas pela generalidade das famílias portuguesas, é um dos objetivos a que o Governo se propõe com o programa Mais Habitação. Uma das medidas para atingir esse fim passa pela cedência de património público devoluto (imóveis e terrenos) aos privados. Os players do setor concordam que este é um dos caminhos a seguir e mostram-se expectantes quanto ao que o diploma final – é debatido no Parlamento dia 19 de maio – vai definir. “Há que montar um plano de cedência de terrenos bem montado”, avisa Hugo Santos Ferreira, presidente da Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários (APPII).
Oferta de casas para arrendar

Casas para arrendar: oferta em Portugal desceu 30% num ano

Arrendar casa é mais flexível, menos burocrático e exige menos poupanças do que comprar uma habitação. É por isso mesmo que, num momento de alta inflação e subida de juros nos empréstimos habitação, arrendar casa surge como uma opção do agrado de muitas famílias. A questão é que há falta de casas para a tanta procura e as rendas estão cada vez mais elevadas. Segundo um estudo do idealista, a oferta de casas para arrendar em Portugal desceu 30% no primeiro trimestre de 2023 face ao stock que estava no mercado no mesmo período de 2022, aponta o principal Marketplace imobiliário do sul da Europa.