o governo decide esta quinta-feira, em conselho de ministros, a privatização da ana – aeroportos de portugal, com a escolha de um dos quatro consórcios concorrentes à concessionária aeroportuária. um anúncio que surge uma semana depois do executivo ter recusado a única proposta de privatização da tap. segundo o secretário de estado das obras públicas, sérgio monteiro, os quatro concorrentes à privatização da ana apresentaram propostas "em linha com o entendimento do governo”
o contrato de concessão da ana, que tem um prazo de 50 anos, abrange os aeroportos de lisboa, faro, porto, ponta delgada, santa maria, da horta, flores e o designado terminal civil de beja. o futuro comprador tem de pagar uma prestação de 100 milhões de euros no momento da celebração dos instrumentos jurídicos relativos à venda da concessionária dos aeroportos portugueses
os quatro consórcios concorrentes são os seguintes: os franceses da vinci, accionista da lusoponte, que terá apresentado a proposta mais alta; os alemães da fraport, empresa que gere 13 aeroportos, entre os quais o de frankfurt; um consórcio formado pela brasileira ccr, pelo fundo global infrastructure partners e pela suíça flughafen zurich; e o consórcio eama, que é liderado pela corporación américa e integra a sonae sierra, auto sueco, empark e engevix
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