Carteira incluí prédios residenciais, moradias com piscina e terrenos para construção situados no Agua hotels Sal Vila Verde.
Comentários: 0
Novo Banco coloca imóveis no mercado
Agua hotels Sal Vila Verde, Cabo Verde Google Maps

Há novos imóveis no mercado de luxo de Cabo Verde. O Novo Banco colocou à venda casas e terrenos do empreendimento Vila Verde Resort, situado na ilha do Sal. Estes imóveis foram entregues ao banco depois da promotora imobiliária Tecnicil ter sido sufocada pela crise financeira de 2008 e ter sido obrigada a liquidar a dívida de 92,9 milhões de euros ao antigo BES.

Este conjunto de imóveis estão integrados no Vila Verde Resort, um empreendimento localizado na cidade de Santa Maria que começou a ser construído em 2006. E inclui, em concreto, 12 edifícios residenciais com piscina, moradias geminadas, moradias com jardim e piscina e ainda terrenos para construção – um deles para desenvolver um hotel, refere o ECO. Hoje, este complexo está a ser gerido pelo grupo hoteleiro português Agua Hotels.

Foi em meados de 2006 que o Novo Banco se viu envolvido no desenvolvimento deste empreendimento de luxo em Cabo Verde. Por essa altura assinou um protocolo com a Tecnicil para financiar a sua construção e também os seus clientes. Mas não correu bem. A promotora do projeto viu-se apanhada nas malhas da crise financeira de 2008 e, por estar fortemente alavancada em crédito bancário, foi obrigada a liquidar todo o financiamento da banca através da dação em pagamento – como foi o caso do Novo Banco – e ainda a criar uma nova empresa, a Tecnicil Imobiliária, escreve o mesmo meio.

Devedores Novo Banco
Agua hotels Sal Vila Verde, Cabo Verde Google Maps

Hoje, boa parte do resort de luxo está construída e vendida, mas há ainda uma parte que não está concluída. A verdade é que além do novo proprietário ter de avançar com obras para rentabilizar os ativos, terá ainda que lidar com os clientes lesados da Tecnicil. Trata-se, sobretudo, de clientes ingleses e irlandeses que viram os contratos a não serem cumpridos e que, em 2015, apresentaram queixa junto da Comissão Europeia.

Esta não é a primeira vez que o Novo Banco tenta vender a carteira de imóveis que possui no Vila Verde Resort. Em 2019, este conjunto foi integrado no projeto de grandes devedores Nata II, mas, mais tarde, o banco decidiu retirar estas imóveis do portfólio por haver falta de interessados. O projeto Nata II acabou por ser vendido ao fundo norte-americano Davidson Kempner por 3,3 mil milhões de euros.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta