Ao idealista/news, a Lock Corporate Spaces, empresa de design e construção de interiores, explica a importância de criar espaços felizes e saudáveis.
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“Fit Out Office” - ou como tornar os escritórios em locais de bem estar
Lock Corporate Spaces

Os escritórios têm vindo, com o passar dos tempos, a deixar de ser encarados como espaços cinzentos, aborrecidos e disfuncionais. A monotonia e a incúria começaram, pouco a pouco, a ficar do lado de fora da porta, com as empresas mais conscientes da importância de responderem positivamente aos anseios e motivações dos trabalhadores. A Lock Corporate Spaces, empresa de design e construção de interiores, e especialista nesta matéria, explicou ao idealista/news porque é que a arquitetura corporativa está cada vez mais comprometida com conceito de “fit out office”, e como é que este atua como garantia de bem-estar, conforto e qualidade de vida no local de trabalho.

Escritórios felizes fazem trabalhadores felizes - a tarefa parece simples, mas não é. Durante muitos anos os escritórios foram vistos como locais entediantes e insípidos, mas a forma como as novas gerações encaram o trabalho (também) veio potenciar a mudança. Quem contrata tem novos desafios, entre eles, o de fomentar um ambiente descontraído e mais produtivo, capaz de reter talento. O conceito de “fit out office” atende a estas exigências, uma vez que procura aliar a qualidade visual dos espaços ao conforto acústico e térmico, mobiliário e funcionalidade das áreas de trabalho.

ThyssenKrupp, Ascendum, BNP Paribas, Everis, Grupo Crédito Agrícola ou Miniclip. Exemplos de empresas que integram o portefólio de clientes da Lock, depois de terem decidido renovar a sua “casa”, dando-lhe um ar mais fresco, descontraído, e em alguns casos, sofisticado – tudo dependendo do objetivo, segundo explica ao idealista/news Cristina de Sousa Conduto, arquiteta e uma das administradoras da Lock.

“Fit Out Office” - ou como tornar os escritórios em locais de bem estar
Escritórios da ThyssenKrupp Lock Corporate Spaces

Apesar do seu ADN ser marcado pelo segmento de escritórios, com vários projetos em carteira, a empresa de design e construção de interiores arrisca-se também noutros segmentos, nomeadamente ginásios  - exemplo do Holmes Place em Coimbra, Cascais ou Miraflores -, hotelaria (o B&B Marquês de Pombal), restaurantes (Yakuza First Floor by Olivier), lojas (Mac nas Amoreiras, Max Mara no El Corte Inglés) e residencial.

Onde encontrar inspiração, os modelos aplicados a cada projeto e as tendências no mercado português. Este e outros temas foram abordados pela administradora da Lock na entrevista ao idealista/news, que agora reproduzimos na íntegra.

Quando e como surgiu a Lock Corporate Spaces?

A Lock nasceu em 2015 e representa o desejo de três amigos de longa data, com percursos e valências profissionais diferentes, mas com interesses e objetivos comuns, que se juntaram para criarem uma empresa de conceção e construção de interiores de capital 100% português.

E o conceito de “Fit Out Office”? Como surgiu a ideia de apostar nesta vertente?

O mercado de escritórios e o conceito de “fit out” esteve sempre presente nas nossas carreiras e evolução profissional nas empresas por onde passámos, nas vertentes conceção de projeto de arquitetura, promoção e investimento imobiliário, gestão e comercialização de ativos de escritório, entre outros, e associado a um mercado imobiliário cada vez mais profissionalizado e consolidado, capaz de atrair e reter cada vez mais empresas e investidores.

Considerámos ser o momento ideal para criar uma empresa cuja atividade conhecemos e gostamos e apostar num serviço e relação com todos os nossos stakeholders - diferenciado.

“Fit Out Office” - ou como tornar os escritórios em locais de bem estar
Escritórios Ascendum Lock Corporate Spaces

São especialistas em design de construção de interiores para qualquer negócio: escritórios, lojas, hotéis, ginásios, etc. Qual é o segmento mais forte?

Possuímos valências capazes de desenvolver qualquer tipo de projeto ou obra, mas o segmento de escritórios representa uma parte significativa do nosso volume de negócio, em linha com a própria evolução do mercado. Contrariando esta tendência, devido à reduzida existência de área de escritórios disponível no presente ano, consideramos que o mercado hoteleiro e residencial representará na nossa atividade um aumento considerável.

(...) o mercado hoteleiro e residencial representará na nossa atividade um aumento considerável

Onde vão buscar inspiração para as remodelações?

Atrevo-me a afirmar que existe na nossa empresa um elevado sentido estético e de escala, com a preocupação permanente em respeitar os objetivos dos nossos clientes, tentando seguir tendências e soluções que agreguem sempre valor, muitas delas inspiradas em experiências obtidas em projetos concretizados e novas ideias que tentamos sempre acrescentar.

Seguem algum tipo de modelo? Aplicam-no a todos os setores e tipos de atividade? Ou é sempre diferente?

Cada projeto ou obra tem a sua especificidade, no entanto o modelo é sempre o mesmo, dependendo se somos responsáveis pela arquitetura e construção, ou apenas por uma das duas. O modelo compreende uma análise de necessidades sobre o que o cliente necessita, desenvolver conceitos e soluções que agreguem valor, cumprindo com rigor todas as suas expectativas.

“Fit Out Office” - ou como tornar os escritórios em locais de bem estar
Escritórios CA Lock Corporate Spaces

Como se desenrola o processo de criação?

O processo de criação inicia-se a partir do momento que conhecemos o nosso cliente e percebemos a forma como se quer posicionar naquilo que diz respeito não só à sua imagem corporativa, mas também o seu posicionamento no negócio. Mantemos inúmeras ‘conversas’ que nos permitem entender os pontos fundamentais que regem o negócio do cliente e damos inicio à análise de todo o seu ‘modus operandi’.

(...) percebemos a forma como se quer posicionar naquilo que diz respeito não só à sua imagem corporativa, mas também o seu posicionamento no negócio.

Por vezes, esta análise encaminha-nos para soluções totalmente diferentes daquilo a que o cliente está habituado e faz-nos otimizar recursos, espaços e novas formas de socialização.

Quais são as grandes tendências em Portugal?

Na arquitetura corporativa, em Portugal e no mundo em geral, consideramos existir uma preocupação cada vez maior com o conforto e qualidade de vida no local de trabalho. O bem estar dos colaboradores é cada vez mais uma premissa imperativa quando se projeta um espaço de escritórios. A qualidade visual associada a conforto acústico e térmico seja em áreas de trabalhos ou áreas de descontração ou espaços polivalentes compostos por mobiliário ergonómico e funcional estão na ordem do dia.

Consideramos existir uma preocupação cada vez maior com o conforto e qualidade de vida no local de trabalho

Os novos conceitos de partilha de posto de trabalho ou trabalho a partir de casa, auxiliados pela liberdade que a tecnologia hoje nos oferece estão a ter igualmente um impacto bastante grande na forma com as empresas encaram a ocupação do seu espaço. Por último, a preocupação em desenvolver nas empresas  uma cultura de consciência ambiental que promova a aplicação de regras que visem diminuir a nossa pegada ecológica no planeta, exigindo que a arquitetura e a própria construção utilizem sistemas, equipamentos e materiais passíveis de serem reciclados no tempo.

“Fit Out Office” - ou como tornar os escritórios em locais de bem estar
Escritórios Everis Lock Corporate Spaces

Quem são os vossos principais clientes?

Todos os potenciais utilizadores de um espaço, seja uma loja, escritório, casa, ginásio ou um hotel, de que são exemplo a Holmes Place, CA Seguros, BNP Paribas, Grupo Esteé Lauder, entre muitos outros.

Qual o primeiro passo que é preciso dar?

Entender o cliente. Sem entender o cliente não há ponto de partida. Procuramos na sua plenitude encontrar soluções que criem espaços de qualidade, que potenciem o bem-estar, o trabalho de equipa tirando partido ao máximo do espaço onde estão integradas, encontrando soluções espaciais que criem espaços modernos e dinâmicos.

Há algum tipo de projeto que gostassem de destacar?

Todos os projetos merecem destaque, quer pelo singularidade do cliente, quer pela especificidade dos espaços e funções a que destinam.

“Fit Out Office” - ou como tornar os escritórios em locais de bem estar
Escritórios BNP Paribas Lock Corporate Spaces

“Fit Out Office” - ou como tornar os escritórios em locais de bem estar
Escritórios Miniclip Lock Corporate Spaces
“Fit Out Office” - ou como tornar os escritórios em locais de bem estar
Escritórios Lock Lock Corporate Spaces
“Fit Out Office” - ou como tornar os escritórios em locais de bem estar
Lock Corporate Spaces
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