Comentários: 2

Em 2013, foram transacionados aproximadamente 96,9 mil imóveis (urbanos, rústicos e mistos), tendo sido o terceiro trimestre o mais dinâmico (25,9%) logo seguido pelo quarto trimestre (25,6%). Os dados são do Gabinete de Estudos da APEMIP - Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal, que afirma que os Vistos Gold e o regime fiscal dos residentes não habituais são fatores determinantes para esta viragem no setor.

“Creio que estes números transmitem, acima de tudo, algum otimismo e esperança para a recuperação do mercado imobiliário neste novo ano de 2014. É desejável e importante que este crescimento se continue a verificar, para fazer com que este setor volte a contribuir, como já contribuiu, para desenvolvimento da economia do país.”, diz, em comunicado, o Presidente da APEMIP, Luís Carvalho Lima.

O responsável alerta porém para a manutenção de uma political fiscal pesada sobre o setor, por via de impostos como IMI ou o IMT que, diz, devem ser “readequados à realidade do país com a maior urgência possível.”

De acordo com as estimativas da APEMIP, em alguns distritos aproximadamente 50% das transações incidiram sobre imóveis rústicos. Dada a relevância das vendas de imóveis rústicos nas Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto concentraram cerca de 13,4% das transações registadas em Portugal, sendo que dos 10 municípios mais relevantes em termos nacionais (que representaram no seu conjunto cerca de 11% das transações concretizadas no período em análise), oito (Leiria, Pombal, Viseu, Águeda, Cantanhede, Loulé, Tondela e Braga) não pertencem a estas duas unidades territoriais. 

Quase 100 mil imóveis foram vendidos em 2013 (gráficos)

A Área Metropolitana de Lisboa representou 6,5% das transações imobiliárias registadas no âmbito nacional durante o período em análise e a Área Metropolitana do Porto apenas 7%. Estes números atestam, segundo a associação, a diminuição de relevância destas áreas no País, dado a importância das transações de imóveis rústicos noutras zonas.

Em termos nacionais, estima-se que cerca de 56 municípios conseguiram assegurar a realização de, pelo menos, 500 transações imobiliárias em 2013 (18% dos 308 concelhos portugueses). Estima-se que o maior número de ocorrências de transações, tenham sido efetuado no município de Leiria e quantitativamente em menor grau no Corvo.

 

Ver comentários (2) / Comentar

2 Comentários:

Tiago
14 Janeiro 2014, 11:45

isto sao excelentes noticias!

17 Janeiro 2014, 15:00

Em Lisboa e no Porto ainda não baixaram os preços o suficiente, é triste mas é verdade. Menos 20%, pelo menos porque este OE2014 é o mais recessivo de sempre para todos e isso tem de ser actualizado no preço das casas. A não ser que tenham possibilidade de esperar uns bons anos...

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade