Comentários: 0
“2014 pode significar uma mudança no setor da construção”, diz AECOPS

O setor da construção é um dos mais afetados pela crise na qual se viu mergulhado o País. A quebra na produção desceu a um ritmo vertiginoso com o passar dos anos e muitas empresas faliram, “empurrando” muitas pessoas para o desemprego. Para 2014 as estimativas são, no entanto, mais otimistas, prevendo-se um recuo de apenas 4,5%, face aos 15% verificados em 2013. Para Ricardo Gomes, presidente da Associação de Empresas de Construção e Obras Públicas e Serviços (AECOPS), “este é um bom indicador de mudança”. 

“Estamos perante um sinal de inversão. 2014 pode significar uma mudança no setor, que é fundamental para a recuperação económica do País”, diz Ricardo Gomes, em declarações ao idealista News.

Segundo o responsável, o Governo também joga uma cartada decisiva tendo em vista esta recuperação do setor, já que ainda pode usar verbas disponíveis dos fundos comunitários, inscritos no QREN 2007–2013. “Acreditamos que isso vai acontecer. É essencial que assim seja, caso contrário o Estado deixa de ter acesso a esse montante. Estamos a falar de cerca de mil milhões de euros que têm de ser usados até final do ano”, explica.

Para os próximos anos, e depois da quebra da produção na construção ter subido bastante, as estimativas da AECOPS são bem mais positivas que as verificadas nos últimos tempos, nomeadamente na última década. “2015 será um ano de transição, de estagnação, no fundo, muito igual ao que se prevê para 2014. Acreditamos que tende a melhorar um pouco com os anos e que se torne mais dinâmico, sobretudo a partir de 2016, com os novos fundos do QREN”.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade