Comentários: 0
Lisboa: autarquia dá novos apoios à reabilitação

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) lançou um programa de apoio à reabilitação Urbana. O Re9 congrega as ordens dos engenheiros e dos arquitetos, o banco Montepio, mediadoras e empresas de construção e de materiais. O objetivo é oferecer “um pacote” a quem pretenda fazer obras em habitações e edifícios. Segundo António Costa, presidente da autarquia, com esta “parceria” fica criado “um mecanismo sólido para fazer a reabilitação da cidade”. 

O autarca considerou que o acordo alcançado “é um bom exemplo de como uma parceria entre diferentes instituições é absolutamente essencial”. António Costa frisou que na parte que compete à autarquia os proprietários podem contar com uma agilização dos licenciamentos.

No seu discurso, o autarca aproveitou para afirmar que o próximo quadro comunitário de apoio constitui “uma oportunidade única” para a reabilitação urbana, área para a qual podem ser mobilizados recursos através de propostas que visem a melhoria da eficiência energética dos edifícios e o reforço da resistência aos riscos a que estão sujeitos. “Estão criadas condições para que possamos mobilizar verbas robustas”, concluiu.

Manuel Salgado, vereador da Reabilitação Urbana da CML, adiantou, em declarações ao Público, que será criado um portal onde os proprietários podem ter acesso a informações sobre os incentivos fiscais existentes, obter apoio técnico de arquitetos e engenheiros, aceder a uma linha de financiamento bancário, contratar empresas de construção e adquirir cabazes de materiais a preços acessíveis.

De acordo com o responsável, o Re9 poderá ser uma boa solução, por exemplo, para quem pretender reabilitar apenas uma casa e estiver à procura de apoio para saber como melhorar a eficiência energética ou como fazer uma determinada obra sem colocar em causa a resistência estrutural do edifício.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade