A maioria das autarquias (86%) optou por manter inalterada a taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) que vai ser cobrado em 2015. Como podes ver nesta simulação, um proprietário de uma casa no Porto pagará mais IMI que um dono de um imóvel em Lisboa.
Clica neste link para veres uma infografia detalhada sobre a taxa de IMI que as autarquias vão cobrar em 2015.
IMI: 22 autarquias cobram menos imposto em 2015
A maioria das autarquias (86%) optou por manter inalterada a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) que vai ser cobrada em 2015. Entre elas estão Porto, Cascais, Sintra e Oeiras. Ainda assim, 23 câmaras decidiram baixar o imposto, como por exemplo Vila Viçosa, Loures, Maia, Palmela e Almada, e 14 aumentar: Serpa, Mirandela, Covilhã, Aljezur, Guarda e Alcochete, entre outras.
IMI: desconto até 20% para famílias com filhos
As câmaras vão poder fixar, mediante deliberação da respetiva Assembleia Municipal, uma redução na taxa do IMI que praticam anualmente, atendendo ao número de dependentes que compõem o agregado familiar. Em causa está uma medida apresentada sexta-feira pelos grupos parlamentares do PSD e do CDS-PP no rol de alterações à proposta de Orçamento do Estado para 2015 entregues no Parlamento.
Casas à venda em Portugal: preços sobem em todas as grandes cidades
O interesse em comprar casa em Portugal continua elevado. Mas as famílias deparam-se com uma dupla realidade: ofertas de créditos habitação mais acessíveis, mas que contrastam com preços das casas crescentes. E nada parece pôr um travão a esta tendência de subida, explicada sobretudo pelo desequilíbrio entre alta procura e escassa oferta de habitação no mercado nacional. O índice de preços do idealista (editor desta newsletter) revela que o preço das casas à venda no país subiu
A casa pré-fabricada de 6 mil euros que está a revolucionar o mercado
Em plena subida dos preços da habitação, as casas pré-fabricadas afirmam-se como uma alternativa económica e pronta a habitar. A Pineca lançou um modelo com dois quartos, sala de estar e terraço, entregue totalmente montado e com um custo de apenas 6.004 euros, oferecendo uma solução rápida, sustentável e acessível para quem procura uma casa própria sem se endividar.
Atrasos nos apoios à renda: ministro defende IHRU e desvaloriza queixas
O ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, saiu esta sexta-feira (31 de outubro de 2025) em defesa do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) e desvalorizou as queixas que têm surgido face aos atrasos nos apoios à renda.
“Tu Consegues Comprar Casa”: um livro que é um guia com 10 passos
“Nos últimos anos, comprar casa em Portugal deixou de ser ‘apenas’ complicado e tornou-se, para alguns, praticamente impossível”. Este não é, no entanto, “um privilégio reservado a quem tem muito dinheiro”, não sendo uma tarefa impossível. Esta é a mensagem passada por Massimo Forte, consultor, coach, formador especializado em imobiliário, no seu mais recente livro: “Tu Consegues Comprar casa”. Na obra, editada pela Manuscrito, uma chancela do Grupo Editorial Presença,
Para poder comentar deves entrar na tua conta