Comentários: 0
Vistos gold: SEF suspende emissão de vistos
GTRES

O diretor do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), António Beça Pereira, suspendeu a emissão de novos vistos gold desde o inicio deste mês. Em causa está uma falha na nova lei que enquadra a entrada, permanência, saída e afastamento de estrangeiros em território nacional, que entrou em vigor a 1 de julho e criou um vazio legal ao não prever nova regulamentação para artigos que revogou.  

Em causa fica, por exemplo, o despacho governamental que homologou o Manual de Procedimentos para as Autorizações de Residência para Atividade de Investimento (ARI), que é revogado por arrasto, escreve o Jornal de Notícias.

Sem este suporte legal, foi o próprio diretor do SEF que mandou suspender a tramitação de novos pedidos de vistos gold, a partir do momento em que a nova lei entrou em vigor. Apenas ficam fora desta suspensão as candidaturas que, até ao fim do mês de junho, aguardavam só a aprovação final.

De referir que o problema pode ainda ser resolvido e a suspensão levantada, pois a legislação prevê um prazo de 90 dias para que as autorizações de residência para atividade de investimento sejam alvo de novo decreto regulamentar que reponha a normalidade.

Segundo a publicação, a Lei 63/2015, que regulamenta agora o acesso ao regime especial de permanência em Portugal, revoga o nº3 do artigo 90º da Lei nº 23/2007, revista em 2012, e que definia, por despacho dos ministérios da Administração Interna e dos Negócios Estrangeiros, as condições dos chamados vistos gold, por exemplo no que diz respeito a prazos de permanência, montantes mínimos de investimento ou documentação de prova do preenchimento dos requisitos necessários.

Atribuídos 356 vistos até 30 de abril

O número de vistos gold atribuídos a investidores estrangeiros está a crescer, apesar do escândalo de corrupção que estalou no SEF em novembro do ano passado. De acordo com os dados do Ministério dos Negócios Estrangeiros, foram atribuídos 356 vistos até 30 de abril, mais do que os 300 que tinham sido entregues no mesmo período do ano passado, segundo as estimativas da Associação dos Mediadores Imobiliários.  

Clica neste link para saberes tudo sobre os vistos gold.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta