Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Governo da Madeira investe 7,8 milhões no setor da habitação

Vista panorâmica do Funchal. / Wikimedia commons
Vista panorâmica do Funchal. / Wikimedia commons
Autor: Redação

O Governo da Madeira vai investir 7,8 milhões de euros no setor da habitação. A garantia foi dada por Miguel Albuquerque, presidente do Governo da Madeira, na Assembleia Legislativa Regional (ALR), sendo que o montante em causa está inscrito no Orçamento Regional para 2017.

Segundo o chefe do Executivo regional, a aposta na política da habitação social vai manter-se. O responsável recordou, de resto, que foram construídos 64 complexos habitacionais no tempo em que esteve à frente da Câmara Municipal do Funchal, o que corresponde a mais de 4.000 habitações para apoio a mais de 13 mil pessoas.

Citado pelo Jornal Económico, Miguel Albuquerque adiantou que há atualmente obras de reabilitação em curso no valor de 6,127 milhões de euros e deixou um alerta: “Não basta construir habitação e colocar lá as pessoas”. É necessário também, frisou, acompanhar este processo com um plano de integração social.

Entretanto, os deputados admitiram, também durante a ALR, que a habitação social teve uma grande evolução nos últimos 30 anos na Madeira, mas lamentaram a falta de manutenção existente.

De acordo com a deputada do PSD Nivalda Gonçalves, a Madeira tem “o maior número 'per capita' de habitação social no país”, mas não está tudo feito. “[É necessário fazer] um grande investimento, mais apoios às famílias e novas soluções”, referiu, citada pela Lusa.

Sérgio Marques, ex-secretário regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus, considerou que “valeu a pena” a política de habitação dos últimos anos, que abrangeu 11 mil famílias, mas reconheceu que “o menos conseguido” foi a falta de envolvência dos inquilinos nesta obra.