Comentários: 0
Financiamento para obras de melhoria de eficiência energética chega aos condomínios
GTRES

Chama-se “Casa Eficiente 2020” e tem 200 milhões para financiar obras em casa. No artigo de hoje da rubrica semanal Deco Alerta, destinada a todos os consumidores em Portugal e assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news, explicamos-te tudo sobre este programa do Governo, que também abrange os condomínios. 

Envia a tua questão para a Deco, por email para decolx@deco.pt ou por telefone para 00 351 21 371 02 20.

Atualmente sou responsável pela gestão do meu condomínio e gostava que me informassem sobre a eficiência energética dos edifícios.

O esclarecimento que nos solicitas é extremamente oportuno, pois foi há poucos dias divulgado publicamente que o financiamento para obras nesta área da eficiência energética também se estende aos condomínios.

Assim, os condomínios que pretendam melhorar a sua eficiência energética têm ao dispor o “Casa Eficiente 2020”, o novo programa do Governo que conta com 200 milhões de euros de financiamento e com o cofinanciamento do Banco Europeu de Investimento, assim como de diversos outros bancos nacionais, que já se encontram a ultimar as condições de financiamento.

Este financiamento destina-se à realização de pequenas obras que têm em vista o melhoramento da eficiência energética de casas e condomínios.

Referimo-nos a pequenas obras que devem, por exemplo, contemplar a substituição de janelas antigas por novas, com vidros duplos e proteções solares exteriores, a mudança da instalação elétrica e a colocação de lâmpadas eficientes e de alto rendimento ou com detetores de movimento. Também está prevista a instalação de painéis solares e a impermeabilização de paredes.

Todos estes melhoramentos podem ser aproveitados pelos condóminos, no caso de frações em propriedade horizontal. As únicas exigências são que as intervenções façam parte do conjunto das intervenções elegíveis no âmbito do programa e que tornem a casa ou o condomínio mais eficiente do ponto de vista energético, hídrico ou de aproveitamento de resíduos.

Para te candidatares a estes empréstimos tens de visitar o portal criado para o efeito – “ Casa Eficiente 2020” –, que é gerido pela Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário (CPCI) e já se encontra online.

Para saberes mais informações sobre este assunto clica neste link

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade