Comentários: 0
Lisboa precisa de 10 mil novas casas por ano
Luis Dille/Unsplash

Os anos passam e a frase “faltam casas em Lisboa” continua a fazer eco. As classes média e média baixa vão sendo, de resto, “empurradas” para a periferia da capital, porque a oferta continua a não ser suficiente para colmatar a elevada procura. Segundo as contas de Cristina Arouca, diretora para a área de Pesquisa da consultora imobiliária CBRE, Lisboa precisaria de pelo menos 10 mil novas casas por ano para fazer frente às necessidades atuais.

Há mais de 10 anos que Lisboa não consegue construir casas em larga escala. Segundo a especialista, citada pelo jornal Expresso, atualmente devem estar a ser colocadas por ano entre 500 a mil casas novas em Lisboa, “o que é manifestamente pouco, tendo em conta a procura potencial existente”. Para Cristina Arouca “o pouco que se tem construído é claramente a pensar no segmento mais endinheirado do mercado, sobretudo alimentado por compradores estrangeiros”.

Da mesma opinião é o presidente da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), Luís Lima, que há muito alerta para a necessidade de construção de novas casas. O responsável ainda é menos otimista, e estima que Lisboa precisaria de construir entre 15 mil e 20 mil casas pelo menos nos próximos dois anos, podendo depois estabilizar para as 10 mil anuais.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta