Comentários: 0
Casas novas mais baratas que as usadas em Lisboa? Nas freguesias de Carnide e no Lumiar
Facebook da Junta de Freguesia de Carnide

Os preços das casas não dão tréguas, sendo que no quarto trimestre do ano passado aumentaram (valores medianos) 6,9% face ao período homólogo a nível nacional. Mas em alguns municípios verificaram-se crescimentos superiores a 100%. E apesar das casas novas terem, por regra, um preço por metro quadrado (m2) mais elevado que as usadas, há exceções, nomeadamente em Lisboa, nas freguesias de Carnide e Lumiar.

Em 22 das 24 freguesias da capital as habitações a estrear têm um valor por m2 mais alto que as usadas, mas esse não é o caso de Carnide e do Lumiar, onde as casas novas apresentam preços por m2 mais baixos que as casas usadas. 

Segundo o Jornal de Negócios, que se apoia em dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), em Carnide e no Lumiar os preços por m2 dos imóveis a estrear situam-se nos 2.719 e 2.358 euros, respetivamente, menos que os valores mediados por m2 das casas usadas: 3.055 euros em Carnide e 2.743 euros no Lumiar.

De referir que no conjunto do município de Lisboa as casas novas apresentam um preço por m2 de 3.996 euros, um valor muito superior ao verificado nas casas existentes (2.904 euros).

Luís Lima, presidente da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), admitiu como explicação o facto de estarem em causa “imóveis novos com menor valor, seja pela localização ou pelas condições, como, por exemplo”, por se situarem “nas traseiras do prédio”. “Perante dois ativos idênticos, o imóvel novo será sempre mais caro que o usado, como é óbvio”, referiu, citado pela publicação.

E onde estão os imóveis usados mais baratos na capital?

O Lumiar é, de resto, a freguesia da capital onde as casas novas são mais baratas. Já Santo António, que inclui a Avenida da Liberdade, é a mais cara, com um preço mediano por m2 de 5.743 euros. Em nove das freguesias lisboetas o preço das casas novas supera os 4.000 euros por m2.

No caso dos imóveis usados, a freguesia mais barata é Santa Clara, com o m2 a valer 1.916 euros. É, de resto, a única freguesia abaixo dos 2.000 euros. Santa Maria Maior, que abrange o Chiado, é a que tem as casas usadas mais caras: 4.184 euros por m2.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade