Está concluída a construção da nova residência universitária da Asprela, no Porto, um projeto desenvolvido pelos austríacos da Milestone em parceria com a construtora nacional Garcia Garcia. A nova residência, direcionada para o segmento alto do mercado residencial universitário, deverá abrir portas no início do próximo ano letivo (2019/2020) com 220 quartos individuais.
A falta de camas disponíveis para os estudantes universitários - manifestamente inferiores à procura - levou a Milestone, operador austríaco do setor das residências para estudantes, a reconhecer o potencial da região em termos de investimento. Decidiu associar-se à construtora nacional Garcia Garcia, especializada em design and build de edifícios industriais, logísticos, residenciais e comerciais, para a execução do projeto – esta última foi a responsável pela seleção do terreno, projetos de arquitetura e engenharia, bem como pela construção do edifício.
Numa localização privilegiada, a uma pequena distância da estação de metro e de outros transportes públicos e com acesso fácil à Via de Cintura Interna, a nova residência no Polo Universitário da Asprela da Universidade do Porto irá contar com 220 quartos individuais, totalmente mobilados e equipados com uma pequena cozinha e casa de banho privativa.
Residência vai ter ginásio e lavandaria
Concebida para o segmento alto do mercado residencial, a residência apresenta uma arquitetura contemporânea e a sua fachada é marcada por grandes janelas. “Com espaços sociais e individuais flexíveis e com boa fluidez de circulação, áreas comuns amplas e diversificadas, a residência conta com pátios no piso térreo e no primeiro e sexto andares destinados a momentos de lazer, salas de estudo, ginásio, lavandaria self-service e espaços multiusos”, lê-se no comunicado da Garcia e Garcia.
O edifício contempla ainda dois pisos subterrâneos reservados a estacionamento, sendo que, futuramente, receberá uma cafetaria ou pequeno restaurante para servir os residentes.
Presente na Áustria, Hungria e Portugal, a Milestone explora uma rede europeia de alojamento para estudantes. Em Portugal, o operador, que pertence ao grupo de promoção e desenvolvimento Value One, é responsável pela residência do Campus de Carcavelos da Universidade Nova de Lisboa, com 122 quartos.
Para poder comentar deves entrar na tua conta