Nem sempre é fácil encontrar os serviços para fazer microreparações em casa. Ou porque não conhecemos um profissional especializado na área, ou porque os processos ainda requerem visitas de orçamento e mostram alguma opacidade. Mas da dificuldade nasce a oportunidade. E assim surgiu a aplicação OSCAR, uma plataforma que reúne mais de 100 técnicos, que estão prontos para fazer pequenas reparações em casa. Mas não só: esta app também inclui serviços de manutenção, limpeza e lavandaria, segundo revela João Marques, fundador e CEO da aplicação OSCAR, em entrevista por escrito ao idealista/news.
Tudo começou quando o próprio João Marques necessitou de ajuda de um técnico para instalar um esquentador na sua casa nova. “Como não conhecia ninguém, decidi procurar na internet. Liguei para algumas pessoas, mas não havia uma tabela de preços, era tudo baseado em visitas de orçamento. Ainda assim agendei uma visita, tirei um dia de folga para receber o técnico em casa e ele não apareceu. Isso mexeu um bocado comigo”, conta na entrevista.
Este foi o
gatilho para João Marques despertar para a necessidade de digitalizar e profissionalizar os
pequenos serviços de reparação e manutenção. E assim começou a desenvolver a
app OSCAR, que acabou por ser fundada em dezembro de 2019. Logo em seguida, João Marques revela que “primeira coisa” que fez foi concorrer ao
programa de aceleração da Startup Braga, onde foi aceite. Obteve a primeira ronda de investimento em janeiro de 2020, onde angariou
70.000 euros, tendo a app sido avaliada em 700.000 euros. Este foi “dos maiores desafios que tive até hoje”, confessa o fundador da plataforma. Com este financiamento, o CEO da app OSCAR contratou as primeiras pessoas para a
equipa e investiu em
aquisição de clientes.
Hoje, com esta plataforma é possível
encontrar um técnico especializado para resolver qualquer pequena reparação em casa – sendo sugerido automaticamente pela sua
classificação e
localização - e requisitar os seus serviços, tendo
acesso prévio aos custos associados. E este processo pode levar apenas 30 minutos – desde que é feito o pedido até o técnico chegar a casa do cliente. “Como não interessa se é o Jorge ou Mariana quem vai realizar o serviço, para o cliente ‘
vai um OSCAR’”, como um prémio atribuído a alguém, revela ainda o fundador. No final, o serviço é cobrado e o utilizador pode ainda classificar a experiência. Para João Marques, esta “é a forma
mais simples e barata de requisitar um serviço para a casa”.
Os resultados estão à vista. Na app já estão inscritos
mais de 100 profissionais especializados que prestam serviços na zona de Lisboa, Margem Sul, Cascais, Sintra e Porto. E quanto ao número de utilizadores, João Marques diz estar
“muito surpreendido com a adesão e com a recorrência dos nossos utilizadores”. As reparações de eletrodomésticos, estores, autoclismos, montagem de móveis, engomadoria e limpezas domésticas são os
serviços mais requisitados.A ideia é continuar a crescer e, para isso, a OSCAR uniu-se à MELOM, estabelecendo recentemente uma parceria com o objetivo de, juntos, “sermos a solução para todos os problemas de uma casa, sejam eles uma pequena instalação ou uma grande remodelação”, explica João Marques na mesma entrevista. A MELOM foi também o “investidor que liderou a nossa segunda ronda de financiamento, juntamente com a Olisipo Way. Este capital será utilizado para aumentar a equipa, angariar mais clientes e preparar a nossa expansão internacional”, avança ainda.
“Fazia todo o sentido que a MELOM pudesse
integrar na sua oferta os serviços oferecidos pela app OSCAR (...) Vamos poder agora oferecer aos nossos clientes outros
serviços complementares, como a mudança da fechadura na compra de uma casa, ou outros pequenos trabalhos necessários ao
bom funcionamento de um lar", referiu João Carvalho, fundador da MELOM, em comunicado enviado às redações.
O crescimento além-fronteiras já estava omnipresente na escolha do nome da aplicação. "Queríamos um nome próprio que funcionasse em todas as línguas e OSCAR é perfeito", revela o CEO da plataforma na mesma entrevista. E esse salto internacional já estar a ser preparado: o objetivo na OSCAR passam agora por "ser líderes de mercado no segmento das pequenas reparações e manutenções de casas até ao final do ano e começar a prestar serviços em Espanha em 2022”, conclui.
2 Comentários:
Porque expandir em nível internacional se ainda não estão em todo o território português?
Já pensaram como este aplicativo seria útil se oferecesse profissionais no Algarve?
Cordialmente
Ghislaine Telles
Deixo o alerta para quem pense em utilizar a app do serviço: não o façam! Pedi uma limpeza prounda no meu apartamento e a qualidade em nada correspondeu ao descrito. Quando reclamei escusaram-se a qualquer tentativa de reparar o péssimo trabalho, alegando que não se responsabilizam pelos técnicos que prestam serviços para a App. Resultado: paguei 50€/ora para uma limpeza em que nem sequer traziam esfregona ou aspirador. Uma vergonha!
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