Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

“Nova” APEMIP aposta na profissionalização da mediação imobiliária

Paulo Caiado, novo presidente da associação, “quer dar início a um novo ciclo para enfrentar os desafios do mercado imobiliário”.

APEMIP aposta na profissionalização da mediação imobiliária
Paulo Caiado, presidente da APEMIP / APEMIP
Autor: Redação

A Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP) tem um novo presidente Paulo Caiado, que substituiu no cargo Luís Lima – e “quer dar início a um novo ciclo para enfrentar os desafios do mercado imobiliário”. Um dos objetivos da nova estratégia da direção da associação, que tem agora uma nova marca, passa pela aposta na profissionalização do setor, sendo crucial “preparar cada vez melhor os profissionais da mediação e dar resposta às exigências que o setor enfrenta”, refere a APEMIP, em comunicado.

Enaltecendo o facto da mediação imobiliária ser “um dos segmentos mais resilientes” da economia em tempos de pandemia, a associação quer agora unir esforços para que “a mediação saia reforçada e mais forte”, tendo lançado, nesse sentido, uma nova estratégia.

“Pretendemos reforçar o papel da APEMIP como instrumento de defesa e apoio às necessidades de todos os associados – sejam pequenas, médias ou grandes empresas de mediação imobiliária. Estamos empenhados em contribuir para que a profissionalização do setor seja cada vez mais uma realidade. Neste âmbito, vamos renovar o leque de formadores e as formações da Academia APEMIP, para garantir uma oferta formativa atual e adequada às necessidades e expectativas dos profissionais do setor. Além disso, vamos também lançar o Portal CasaYES – plataforma essencial para a mediação imobiliária”, afirma Paulo Caiado, presidente da APEMIP, citado na nota enviada às redações.

Uma nova marca, mais moderna

Destaque para o facto, desde logo, da associação ter agora uma nova imagem gráfica, uma mudança que se enquadra numa linguagem moderna, rejuvenescida e mais apelativa, explica a entidade.

Segundo Patrícia Barão, que detém o Pelouro da Comunicação & Imagem da APEMIP, “um dos objetivos passa por garantir uma melhor qualidade de serviço e envolver os associados, através de uma comunicação mais próxima, coerente e moderna”. 

“O primeiro passo foi o investimento no ‘rebranding’ da associação, que surge como reflexo da reavaliação do nosso propósito, valores e missão. Pretendemos ter uma identidade visual que reforce a nova realidade da associação, onde queremos vincar o rigor e a transparência, e que seja também um marco para o futuro”, explica.

Outra das novidades nesta nova era da APEMIP está relacionada com a aposta na formação, tendo a associação assegurado a contratação de Massimo Forte, reconhecido formador no setor.

Presença no SIL 2021 em equação

A APEMIP adianta que tem prevista a presença no próximo Salão Imobiliário de Portugal – SIL, que decorre na FIL, no Parque das Nações, em Lisboa, entre 7 e 10 de outubro de 2021.

Assegurada está a participação da associação, já em 2022, no Salão Imobiliário do Norte, que se realiza na EXPONOR em conjunto com a Concreta.

"(...) O futuro do mercado imobiliário passa por um ecossistema colaborativo. (...) Queremos que a cooperação, a competência e a transparência sejam os principais valores da APEMIP"
Paulo Caido, presidente da APEMIP

APEMIP tem nova gestão de recursos

A nova direção da associação dotou com mais poderes e autonomia o cargo da secretária-geral, que é ocupado por Ana Avelar. Paralelamente, foi adotada uma nova gestão de recursos, ou seja, os pelouros foram distribuídos pelos vice-presidentes.

“(…) O futuro do mercado imobiliário passa por um ecossistema colaborativo. É através de diferentes competências, experiências profissionais e modelos de negócios que conseguimos garantir uma melhor oferta de serviços aos nossos associados. Queremos que a cooperação, a competência e a transparência sejam os principais valores da APEMIP”, diz Paulo Caiado.

Assim ficam distribuídos os novos cargos pelouros

  • João Nuno Magalhães – Monitorização da gestão financeira e património; Conselho de administração do Comprar Casa;  
  • Patrícia Barão – Recursos Humanos; imagem e comunicação;
  • Fernando Santos – Monitorização financeira; 
  • Sérgio Martins – Posicionamento estratégico; 
  • Reinaldo Teixeira – Conselho de administração da Comprar Casa; Coordenação do Conselho estratégico da APEMIP; relações institucionais;
  • Paulo Caiado – Comunicação institucional; Relações institucionais de comunicação; Representação; Lançamento e dinamização do portal Casa Yes; Representação da APEMIP.

A APEMIP, que constituída em 2004 (por fusão das duas associações empresariais do setor então existentes), ganhou quase mil novos associados entre 2016 e 2021. 

Nova direção da APEMIP
Da esquerda para a direita: Reinaldo Teixeira, Patrícia Barão, Paulo Caiado, Ana Avelar, João Nuno Magalhães e Sérgio Martins. / APEMIP