Maior número de beneficiários desta fase são do Porto, Lisboa, Braga e Setúbal. Para este ano, estão previstos 20 mil vales.
Comentários: 0
Programa Vale Eficiência regista 4.350 candidaturas e foram emitidos os primeiros 368 vales
Foto de Andrea Piacquadio en Pexels
Lusa

O programa Vale Eficiência recebeu já 4.350 candidaturas e emitiu os primeiros 368 vales, com maior número de beneficiários nos distritos do Porto, Lisboa, Braga e Setúbal, anunciou o Ministério do Ambiente e da Ação Climática.

“O Fundo Ambiental, do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, emitiu os primeiros 368 Vales Eficiência”, informou o gabinete do ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, numa nota de imprensa, referente aos apoios para tornar as casas mais eficientes.

Operacionalizado pelo Fundo Ambiental, com o apoio da Agência para a Energia (ADENE) e da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), o programa Vale Eficiência visa “combater a pobreza energética através da atribuição de um vale, no valor de 1.600 euros (com IVA), a famílias beneficiárias da tarifa social de energia para a renovação e melhoria do desempenho energético das suas habitações”.

“Até ao momento, foram submetidas 4.350 candidaturas a este programa”, indicou o Ministério do Ambiente e da Ação Climática.

Para os beneficiários dos primeiros vales, em que a maioria vive nos distritos do Porto, Lisboa, Braga e Setúbal, o próximo passo para usufruir deste apoio é agora selecionar um dos 102 fornecedores já inscritos na listagem pública do Fundo Ambiental.

Vales eficiência energética para 100 mil famílias

Programa Vale Eficiência regista 4.350 candidaturas e foram emitidos os primeiros 368 vales
Substituição de janelas entre as melhorias que podem beneficiar de vales eficiência energética. Foto de Kampus Production en Pexels

“Cada beneficiário pode selecionar um fornecedor para executar as obras de substituição de janelas, instalação de isolamentos térmicos ou de sistemas de aquecimento e/ou arrefecimento, entre outras melhorias previstas na utilização do Vale Eficiência”, informou o gabinete do ministro do Ambiente e da Ação Climática.

Lançado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o programa Vale Eficiência dispõe de “uma dotação total de 162 milhões de euros, distribuídos até 2025 por um total de 100 mil famílias”, referiu a tutela.

Para este ano, está prevista a entrega de 20 mil vales, representando uma verba de 32 milhões de euros”, apontou o Ministério do Ambiente e da Ação Climática, acrescentando que a informação sobre o programa Vale Eficiência está disponível no ‘site’ do Fundo Ambiental.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta