Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Quantos imóveis tem o Estado? Estão inventariados 1.020 e há 645 devolutos

A revelação foi feita pelo ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, numa audição na comissão parlamentar.

Muitos Imóveis do Estado estão devolutos
Imagem de Emily Schoeme por Pixabay
Autor: Redação

O Estado tem 1.020 imóveis, segundo o inventário do património imobiliário, recentemente iniciado, sendo que mais de metade (645) estão devolutos. A revelação foi feita pelo ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, esta terça-feira (12 de outubro de 2021), durante uma audição na comissão parlamentar de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, sobre o programa 1.º Direito, por requerimento do PSD.

“Foram já identificados no curto prazo, desde que começámos a fazer o inventário [do património imobiliário do Estado], 1.020 imóveis, dos quais 645 estão devolutos”, disse o governante, citado pela Lusa, adiantando que foram também identificados, ainda antes do início do inventário, mais 5.000 fogos, aos quais se somarão os fogos resultantes da avaliação aos 1.020 imóveis, que será agora levada a cabo.

Relativamente à transferência de imóveis da administração central para os municípios, Pedro Nuno Santos garantiu que se as autarquias os quiserem, a transferência é feita. “Não há competição. Tudo aquilo que uma autarquia, ou município sentir que consegue fazer, nós somos os primeiros a passar [os imóveis]”, referiu.

Questionado sobre a questão do amianto dos edifícios da administração central, Pedro Nuno Santos disse que está a ser definida a sua retirada “em todos os projetos de reabilitação”, sejam propriedade total do Estado, ou onde a propriedade é mista.

*Com Lusa