Dando provas de resistência à pandemia, o setor enfrenta novos desafios mas tem boas oportunidades pela frente.
Comentários: 1
imobiliário na pandemia
Foto de samer daboul en Pexels

A pandemia veio baralhar as contas da economia e mexer com as nossas vidas. E muitas foram as atividades que sofreram (e estão a sofrer) na pele, de forma mais ou menos aguda, os efeitos da Covid-19. O imobiliário, pelo contrário, tem dado provas de forte imunidade e resiliência. O setor tem sabido reagir - investindo, modernizando-se, digitalizando-se e profissionalizando-se - e os clientes têm-se mostrado ávidos por comprar casas e investir em imóveis, mesmo quando o país esteve confinado. E depois destes dois últimos anos cheios de desafios, o que esperar de 2022? Antecipamos as tendências, pela voz de um especialista do setor.

mediador imobiliário
Foto de Andrea Piacquadio en Pexels

Em 2020 e 2021, quando outros setores sofreram, o imobiliário floresceu, fazendo face às novas vicissitudes que encontrou, resume António Marques, diretor geral do idealista em Portugal, neste artigo preparado para o idealista/news. 

"Diferente de setores como o turismo ou a restauração, mais propensos a sofrerem com regras de confinamento ou viagens, o imobiliário, sendo um investimento, que é feito normalmente a médio-longo prazo, continuou a existir, tanto para rentabilidade como para habitação própria", analisa o responsável, frisando que os dados mostram que o último semestre foi mesmo o melhor de sempre, tanto em vendas de casas como em valor de transações.

Para estes resultados, contribuíram o contexto de baixas taxas de juro e o aumento da poupança em termos médios, bem como o facto de o setor imobiliário já ter vivido outras crises, ter custos fixos mais baixos quando comparados com outros, e ter dado um salto de gigante na digitalização.

"Vindo a acompanhar uma maior profissionalização e digitalização do setor, no último ano, no idealista mais do que duplicou o número de imóveis com serviços multimédia", revela.

O que vai fazer o imobiliário continuar a crescer em 2022

Lisboa e Porto tornaram-se cidades globais, foram criados e impulsionados vários hubs tecnológicos, e com o investimento estrangeiro e aumento do preço das casas nas principais capitais, tem vindo a assistir-se a uma maior dinamização da nova construção nos arredores das grandes cidades, trazendo mais vida e dinamização dessas zonas.

procurar casa
Foto de Andrea Piacquadio en Pexels

Devido à segurança e ao clima, Portugal é cada vez mais um destino apelativo para nómadas digitais, que podem escolher qualquer sítio no mundo para trabalhar e viver, mas optam por instalar-se no país.

Duas tendências que irão acelerar em 2022 serão o crescimento da nova construção - por parte de famílias que procuram casas que respondam às suas necessidades (muitas delas impulsionadas pela pandemia) e também de investidores (que querem comprar para depois arrendar) - e a compra de segunda habitação, tanto em zonas turísticas como no interior.

A força da nova construção explica-se porque os portugueses preferem comprar mais o novo e menos o usado, e perante a ainda pouca oferta de casas construídas em stock, mostram-se cada vez mais disponíveis para comprar casas em planta: conseguem melhores preços, mais metros quadrados em zonas próximas dos grandes centros e em zonas com bons acessos - por exemplo, a Norte destacam-se concelhos como Vila Nova de Gaia e Matosinhos e mais a Sul alguns municípios como Oeiras, Amadora ou Montijo.

Famílias
Foto de Agung Pandit Wiguna en Pexels

De forma crescente, 2022 será um ano em que existirá mais construção de casas novas para arrendar, sobretudo para a classe média e jovens, podendo a mesma ser impulsionada pelo novo diploma que veio determinar que a construção passa a pagar apenas 6% de IVA para o arrendamento acessível.

A nível de compra de segunda habitação, com uma população que continua ainda mais concentrada em alguns pólos urbanos, deverá verificar-se uma maior compra de segunda residência - não só em zonas de praia, mas também cada vez mais no interior e em zonas rurais - de forma a várias famílias poderem descansar do “stress citadino” ou mesmo instalar-se a teletrabalhar. 

"Desta forma, iremos com certeza verificar novas oportunidades a surgirem no ano que está prestes a arrancar", remata o especialista em imobiliário.

bons negócios imobiliários
Foto de Alexander Suhorucov en Pexels

Ver comentários (1) / Comentar

1 Comentários:

Ricardo
20 Dezembro 2021, 18:41

E títulos adequados para esta notícia:
"O Rei vai nu"
ou
"Evergrande 2.0"

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade