Autarquia da capital quer colocar casas no mercado e aumentar oferta de habitação na cidade.
Comentários: 0
casas em lisboa
Photo by Luis Dille

Quase 48 mil casas em Lisboa não estão identificadas como residência principal nem secundária pelos proprietários e estão vazias, disse a vereadora Filipa Roseta, que defendeu que têm de ser postas "a uso". "Temos de pôr os edifícios devolutos a uso, temos de pôr os públicos, temos de pôr os privados", disse a vereadora da Habitação na Câmara Municipal de Lisboa.

Segundo Filipa Roseta, que referiu dados de inquéritos recentes, há no concelho quase 48 mil "casas vazias, que não estão indicadas nem como habitação principal nem como habitação secundária, sem função habitacional".

"É um número imenso. A nossa missão no Conselho Municipal [de Habitação] é percebermos como é que vamos convidar os proprietários deste universo de quase 48 mil casas a virem a jogo", afirmou Filipa Roseta, numa audição conjunta da 1.ª e da 2.ª comissões da Assembleia Municipal de Lisboa sobre a proposta de orçamento para 2022 do executivo camarário na área do urbanismo.

casas vazias em Lisboa
Photo by Annie Spratt on Unsplash

A vereadora afirmou, em resposta a perguntas dos deputados municipais, que a Câmara está a "fazer um trabalho" para "perceber o que são estes 48 mil fogos" e considerou que o Conselho Municipal de Habitação, reativado por este executivo, e que deverá ter a primeira reunião em fevereiro, "vai ser fundamental para isso" e para "incentivar os privados a porem as suas casas no mercado".

"Isto é importantíssimo", considerou a vereadora do PSD.

Filipa Roseta lembrou que a Câmara Municipal de Lisboa é proprietária de 2.000 destas casas devolutas e afirmou que a sua reabilitação e colocação no mercado da habitação da cidade são "a missão urgente" e a "imediata responsabilidade" da autarquia.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade