Rentabilidade na habitação é menor face à observada no terceiro trimestre de 2020, em plena pandemia, diz estudo do idealista.
Comentários: 3
rentabilidade habitação
Foto de Anna Shvets no Pexels

Comprar uma casa para colocá-la a arrendar é opção para muitas pessoas que pretendem ganhar um rendimento extra ao final do mês. Mas, afinal, qual é a rentabilidade bruta do negócio do arrendamento em Portugal? Um estudo do idealista mostra que a rentabilidade bruta da compra de uma casa em Portugal para arrendar foi de 5,9% no terceiro trimestre de 2022, um valor 0,2 pontos percentuais (p.p) superior à calculada para o mesmo período de 2021 (5,7%). Mas, hoje em dia, a rentabilidade na habitação é inferior em 0,6 p.p em relação à observada no terceiro trimestre de 2020, em plena pandemia (6,5%).

E onde é mais rentável comprar casa e colocar esse imóvel no mercado de arrendamento em Portugal?

Analisando os dados por capitais de distrito, Santarém destaca-se: é onde é mais rentável a compra de uma casa para investimento, sendo o seu retorno na ordem dos 7,6%. Seguem-se as cidades de:

  • Viana do Castelo (7,2%),
  • Leiria (6%),
  • Coimbra (5,9%),
  • Braga (5,6%),
  • Funchal (5,2%),
  • Setúbal (5,1%),
  • Viseu (5,1%),
  • Porto (4,7%). 

E quais as capitais de distrito onde foi menos rentável comprar um imóvel residencial para arrendar?

Aqui encontramos:

  • Lisboa (3,8%),
  • Aveiro (4,3%),
  • Faro (4,5%). 

Nestas cidades a rentabilidade habitacional obtida pelos proprietários das casas arrendadas é a mais baixa a nível nacional.

Rentabilidade de escritórios, lojas e garagens

Olhando para a rentabilidade bruta de outros produtos imobiliários a nível nacional, o mesmo estudo destaca que a compra de escritórios para arrendar rendeu 9,2% aos proprietários. Já as lojas obtiveram uma rentabilidade de 8,6% e as garagens de 6,5%.

Para a realização deste estudo, o idealista dividiu o preço de venda pelo custo de arrendamento solicitado pelos proprietários nos diferentes mercados no terceiro trimestre de 2022. O resultado obtido é a percentagem bruta da rentabilidade que proporciona o arrendamento de uma casa ao seu proprietário. Estes dados permitem a análise do estado atual do mercado e são um ponto de partida básico para todos os investidores que pretendam comprar ativos imobiliários para obter rendimento.

rentabilidade
Foto de fauxels no Pexels
Ver comentários (3) / Comentar

3 Comentários:

António Batista
12 Outubro 2022, 1:00

Nestes valores de rentabilidade pressupõem que a compra da casa é feita com capital próprio ou recorrendo a empréstimo bancário?
No caso de ser com recurso a empréstimo bancário têm em consideração o valor da prestação paga ao banco no cálculo da rentabilidade?

A rentabilidade calcula-se da mesma forma independentemente da forma de financiamento.

E.g. uma renda de 12 000 euros ao ano (1000 euros ao mês) dividido pelo valor de compra do imóvel de 200 000 euros, dá uma rentabilidade de 12 000/200 000 = 0,06, ou seja, 6%.

Não interessa se foi comprado com capitais próprios ou crédito bancário.

Alexandre
19 Outubro 2022, 4:51

5,9% para um período de 3 meses ou 12 meses?

Para poder comentar deves entrar na tua conta