
O mercado mundial da habitação de luxo continua a crescer, com os preços médios anuais a aumentarem 2,1% nos 46 mercados analisados pelo Índice Knight Frank Prime Global Cities, no período de 12 meses até setembro. A cidade de Lisboa surge em 13º lugar no ranking das cidades mundiais e em terceiro lugar quando olhamos para as cidades europeias, antecedida apenas por Madrid (em 5º lugar) e Estocolmo (em 6ª posição).
De acordo com o mais recente relatório da consultora, que desde 2021 é parceira da portuguesa Quintela+Penalva, 67% das cidades estudadas mostram crescimento de preço, a um ano.
"O crescimento do preço médio nos principais mercados urbanos globais registou uma subida no terceiro trimestre de 2023. A taxa média de crescimento foi de 2,1% para o período de 12 meses até setembro. Em relação ao segundo trimestre o aumento foi de 1,6% e, por comparação o crescimento registado no primeiro trimestre foi de 0,2%", refere o comunicado.
"A recuperação dos preços anuais confirma que os mercados imobiliários mundiais estão a mostrar sinais de estabilização, apesar do aumento acentuado das taxas juro no que se refere ao crédito habitação", lê-se ainda.

No entanto, enquanto 67% dos mercados registaram aumento dos preços ao longo do ano, apenas 63% registaram um aumento no trimestre, "o que indica alguma incerteza, devido principalmente à possibilidade de novas subidas das taxas de juro":
A atual incerteza quanto à inflação e o risco das taxas de juro continuam a influenciar o mercado imobiliário, incluindo o segmento de luxo, o que poderá limitar o crescimento dos preços a médio prazo.
“Na Europa, Lisboa continua no ranking da liga dos campeões no que toca ao mercado prime, não somente pela crescente qualidade da oferta, ainda que escassa face à procura, mas também pela atratividade que o nosso país tem. As recentes medidas do Governo, no que toca à habitação geraram um clima de incerteza e irão, certamente, provocar um arrefecimento por parte dos investidores. No entanto, o mercado imobiliário, nomeadamente o mercado prime, continuará a ser atrativo e um porto seguro para quem procurar o nosso país como um destino seguro e com características únicas na Europa”, comenta Francisco Quintela, Partner da Quintela + Penalva l Knight Frank.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta