Valor sob gestão dos vários fundos de investimento atingiu 14.649,4 milhões de euros em fevereiro, mais 11,5 milhões que em janeiro.
Comentários: 0
Fundos de investimento imobiliário em Portugal
Foto de Anthony DELANOIX na Unsplash

Em fevereiro de 2024, o valor sob gestão dos Fundos de Investimento Imobiliário (FII), dos Fundos Especiais de Investimento Imobiliário (FEII) e dos Fundos de Gestão de Património Imobiliário (FUNGEPI) atingiu 14.649,4 milhões de euros, mais 11,5 milhões (0,08%) que em janeiro, segundo dados revelados recentemente pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Segundo o supervisor, “o montante investido nos FII subiu 0,1% para 13.609,9 milhões de euros. Nos FEII, o valor cresceu 0,5% para 840,2 milhões de euros e nos FUNGEPI aumentou 0,2% para 199,3 milhões de euros”. 

No período em análise, adianta ainda a CMVM, os países da União Europeia (UE) foram o destino da totalidade do investimento feito em ativos imobiliários, tendo 46,7% da carteira dos FII e FEII abertos sido aplicados em imóveis do setor dos serviços. Também os investimentos realizados pelos FUNGEPI se destinaram, sobretudo, ao setor dos serviços (66,2%).

As quotas de mercado mais elevadas estavam na posse da Square AM (12,48%), sendo que a Lynx Asset Managers (8,28%) e a GEF (6,72%) completam o pódio, ocupando o segundo e terceiro lugares, respetivamente. 

Destaque ainda para a constituição de uma nova sociedade, o fundo de investimento imobiliário fechado “Imofirst – fundo de investimento imobiliário fechado”, gerido pela Finprop Capital - SGOIC, S.A.

“No mesmo período houve a transferência de gestão da Sociedade Especial de Investimento Imobiliário “PLACE2LIVE – empreendimentos imobiliários – SIC Imobiliária especial fechada, SA”, da Insula Capital, SGOIC, S.A., para a Blue Marlin Asset Management – SCR, S.A.”, lê-se na nota do regulador

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta