A última vez que o banco central canadiano subiu a sua taxa de juro foi em 12 de julho de 2023.
Comentários: 0
Taxas de juro no Canadá
Vista panorâmica da cidade de Toronto, no Canadá Foto de James Thomas na Unsplash
Lusa
Lusa

O Banco do Canadá deixou esta quarta-feira (10 de abril de 2024) a taxa de juro inalterada em 5%, pela sexta vez consecutiva, devido à persistência da inflação, mas reconheceu que os preços começaram a baixar nos últimos meses. A última vez que o banco central canadiano subiu a sua taxa de juro foi em 12 de julho de 2023.

A autoridade monetária assinalou em comunicado que "embora a inflação continue demasiado elevada e os riscos persistam, o índice de preços no consumo e a inflação subjacente abrandaram nos últimos meses".

Em fevereiro, a inflação situou-se em 2,8% e a inflação subjacente foi de 3%. O Banco do Canadá prevê que a inflação continue a situar-se em cerca de 3% durante a primeira metade de 2024 e que desça para menos de 2,5% na segunda metade do ano.

Em 2025, a inflação deve situar-se em 2%, o objetivo do banco central.

O Banco do Canadá indicou também que prevê uma recuperação da atividade económica durante este ano. A economia crescerá 1,5% em 2024, 2,2% em 2025 e 1,9% em 2026.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta