
No arranque de 2024, sentiu-se um maior dinamismo no mercado de arrendamento em Portugal, traduzido numa subida anual do número de novos contratos. Mas, com a falta de oferta de habitação, esta atividade deu um novo impulso à subida das rendas. Em concreto, os preços das casas para arrendar aumentaram 9,1% em julho face ao mesmo mês no ano anterior. Segundo o índice de preços do idealista, arrendar casa tinha um custo mediano de 16,3 euros por metro quadrado (euros/m2) no final do mês de julho de 2024. Já em relação à variação trimestral, a subida das rendas das casas foi de 1,6%.
Casas para arrendar mais caras em quase todas as grandes cidades
Olhando para as 14 capitais de distrito com amostras representativas, salta à vista que as casas para arrendar ficaram mais caras em praticamente todas as cidades em apenas um ano. Foi em Coimbra (18,3%), Viseu (14,3%) e Faro (13,7%) que a subida das rendas foi mais expressiva neste período.
O preço das casas para arrendar também aumentou no Porto (12,3%), Braga (11,9%), Castelo Branco (11%), Setúbal (8,4%), Lisboa (8,1%), Leiria (7,6%), Funchal (5,2%), Aveiro (4,4%) e Santarém (4,2%). Por outro lado, as rendas das casas desceram em Évora (-3%) e em Viana do Castelo (-1,5%) neste período.
Lisboa continua a ser a cidade onde é mais caro arrendar casa: 21,7 euros/m2. Porto (17,4 euros/m2) e Funchal (14,1 euros/m2) ocupam o segundo e terceiro lugares, respetivamente. Seguem-se Faro (12,7 euros/m2), Setúbal (11,9 euros/m2), Aveiro (11,7 euros/m2), Évora (11,3 euros/m2) e Coimbra (11,2 euros/m2).
Já as cidades mais económicas para arrendar uma habitação são Castelo Branco (6,5 euros/m2), Viseu (7,3 euros/m2), Viana do Castelo (8,1 euros/m2), Leiria (8,2 euros/m2), Santarém (8,3 euros/m2) e Braga (9,1 euros/m2).
Rendas sobem 7,2% no distrito de Lisboa e 13,1% no Porto
Dos 17 distritos e ilhas analisados, as rendas das casas apenas desceram nos últimos 12 meses em Viana do Castelo (-4,4%), Vila Real (-3,7%), Évora (-2,4%) e na ilha da Madeira (-0,7%).
Por outro lado, as casas para arrendar ficaram mais caras nos outros 13 territórios: Beja (16,4%), Viseu (15,8%), Castelo Branco (14,2%), Santarém (13,7%), Coimbra (13,5%), Porto (13,1%), Setúbal (9,9%), Leiria (8,2%), Braga (7,7%), Lisboa (7,2%), Aveiro (7,2%), Faro (5,1%) e Portalegre (5%).
De referir que o ranking dos distritos mais caros para arrendar casa é liderado por Lisboa (19,9 euros/m2), seguido pelo Porto (15,4 euros/m2), Faro (14,4 euros/m2), ilha da Madeira (13,6 euros/m2), Setúbal (12,9 euros/m2), Coimbra (10,6 euros/m2), Évora (10,2 euros/m2), Aveiro (9,6 euros/m2), Leiria (9,4 euros/m2), Beja (9,4 euros/m2), Braga (9,2 euros/m2), Viana do Castelo (8,1 euros/m2) e Santarém (8,0 euros/m2).
Já as casas para arrendar com preços mais económicos encontram-se em Portalegre (6,0 euros/m2), Vila Real (6,3 euros/m2), Castelo Branco (7,1 euros/m2) e Viseu (7,4 euros/m2).
Arrendar casa mais caro em todas as regiões - menos na Madeira
Durante o último ano, os preços das casas para arrendar subiram em cinco regiões do país. A liderar as subidas das rendas encontra-se o Norte (12,6%), seguido por Centro (11%), Grande Lisboa (8%), Algarve (5,1%) e Alentejo (4,3%). Já na Região Autónoma da Madeira os preços estabilizaram (0,5%).
A Grande Lisboa, com 19,3 euros/m2, continua a ser a região mais cara para arrendar casa, seguida por Algarve (14,4 euros/m2), Norte (14,1 euros/m2) e Região Autónoma da Madeira (13,6 euros/m2). Do lado oposto da tabela encontram-se o Centro (9,3 euros/m2) e o Alentejo (9,9 euros/m2), que são as regiões mais baratas para arrendar uma habitação.

Índice de preços imobiliários do idealista
Para a realização do índice de preços imobiliários do idealista, são analisados os preços de oferta (com base nos metros quadrados construídos) publicados pelos anunciantes do idealista. São eliminados da estatística anúncios atípicos e com preços fora de mercado.
Incluímos ainda a tipologia “moradias unifamiliares” e descartamos todos os anúncios que se encontram na nossa base de dados e que estão há algum tempo sem qualquer tipo de interação pelos utilizadores. O resultado final é obtido através da mediana de todos os anúncios válidos de cada mercado.
O relatório completo encontra-se em: https://www.idealista.pt/media/relatorios-preco-habitacao/arrendamento/
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta