
Novas casas a preços acessíveis para a classe média vão nascer nas ilhas portuguesas. Na Madeira, foi criada recentemente uma cooperativa de habitação que quer entregar 60 casas até ao final de 2026. E nos Açores há uma cooperativa de habitação que vai construir 16 habitações em Rabo de Peixe, e já tem apoio financeiro da região.
A Região Autónoma da Madeira deu as boas-vindas a uma nova cooperativa de habitação, criada em outubro. Chama-se ATLANTIDOMUS – Cooperativa de Habitação Económica Atlântica e tem como objetivo entregar as primeiras 60 habitações até ao final de 2026. Para compreender melhor as necessidades habitacionais dos madeirenses, esta nova cooperativa de habitação vai reunir-se com entidades governamentais e autarquias locais a partir de novembro, escreve o Jornal de Notícias da Madeira.
“Estamos determinados a fazer a diferença com projetos habitacionais inclusivos e de alta qualidade, oferecendo uma oportunidade real de aquisição de imóveis abaixo dos preços de mercado”, destaca Pedro Paixão, presidente da ATLANTIDOMUS, frisando ao mesmo jornal que a ideia passa por construir casas com custos adequados às capacidades financeiras das famílias madeirenses de classe média.
Nos Açores, há uma cooperativa de habitação que já assinou um protocolo de comparticipação financeira com o Governo regional para construir 16 casas de tipologia T3 em Rabo de Peixe, freguesia da ilha de São Miguel. Trata-se da cooperativa “Nossa Vila, Nossa Casa”, liderada por Rui Tavares, que conseguiu um apoio de 314 mil euros, o qual vai comparticipar totalmente os projetos de arquitetura (e especialidades,) bem como a empreitada de execução e fiscalização das obras de infraestruturação, lê-se no Diário dos Açores.
À data de assinatura deste protocolo (realizado na semana passada), Maria João Carreiro, secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, destacou o exemplo desta cooperativa de habitação e apelou a que haja mais candidaturas de cooperativas aos apoios públicos que existem na região dos Açores, que têm candidaturas a decorrer todos os anos entre 1 de abril e 31 de dezembro.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta